Dúvidas Novo Processo de Custo

1- Como configurar a utilização do novo processo de custo?

Caso seu executável esteja atualizado a partir da versão de 08/2016, você deve acessar o módulo ADS – Segurança  e, no menu Cadastro|Configuração|Sistema, marcar ou desmarcar a opção “Converte Qtde. de entrada da DANFE pela Embalagem”. Caso opte pela conversão, deve-se escolher qual tabela de preço considerar.

config

2- É possível não utilizar o novo processo de custo?

É possível você não configurar o novo processo de custo no cliente, porém ele deve ser customizado nas respectivas procedures. Nesse caso o cliente não terá a quantidade dos seus itens convertidos pela embalagem, portanto a quantidade do item que estiver na DANFE será a quantidade de entrada no estoque.

3- Estou entrando com a DANFE e está sendo apresentado um erro de coluna(s) inexistente(s). O que devo fazer?

Colunas apresentadas no erro: qt_danfe e/ou vl_unitario_danfe e/ou vl_tot_produto_danfe.

Esse erro acontece pois existe um script de rename de colunas que não foi aplicado. Verifique os scripts do pacote de atualização do custo novo e aplique o mesmo para a devida correção (a correção deverá ser realizada pelos consultores ACOM).

O script deve ser aplicado mesmo que o cliente não utilize o processo de custo novo, pois as procedures utilizadas no processo sofreram alteração nos nomes dos campos.

4- Ao tentar dar entrada em uma DANFE, está sendo apresentado código de erro 404.

Esse erro acontece quando não existe uma tabela de preço cadastrada, uma tabela válida (dentro do prazo de validade) ou um código do fornecedor do item não está cadastrado em uma tabela de preço.

Para corrigir esse erro, basta criar ou tornar válida uma tabela de preço ou, no caso do item fabricante inexistente, cadastrar o item com o respectivo código na tabela de preço do fornecedor.

5- Quando dou entrada na DANFE, meus itens não convertem para o valor correto de embalagem.

Caso as configurações no módulo ADS – Segurança estejam corretas e não tenha sido realizada a conversão do item, é necessário que se verifique o valor da embalagem que está cadastrado para o item na respectiva tabela de preço do fornecedor. Caso esteja incorreto, altere o valor da embalagem, realize a exclusão da nota e entre com ela novamente para corrigir o valor de entrada no estoque.

6- Onde posso verificar o valor de custo gerado para o meu item ao dar entrada na DANFE?

Após dar entrada na DANFE, na tela de Nota Entrada será habilitado o botão Custo Nota. Através desse botão, será possível visualizar todos os itens da nota e todos os campos que são considerados no cálculo do custo contábil de compra.

botao-custo

7- Posso configurar quais valores eu quero considerar no custo contábil de compra dos itens?

Os únicos valores que você pode configurar para considerar são os impostos, os demais valores não são possíveis configurar se considera ou não.

Para informar a incidência dos impostos, deve-se configurar a CFOP que será usada nos itens. Caso o imposto não seja considerado, ele terá seu valor zerado no histórico de cálculo.

8- Onde posso encontrar mais informações sobre o processo de Custo Novo?

Existe nesta mesma Wikitec um manual sobre o processo no link Custo Contábil de Compra do Item. Em nossa plataforma de Ensino a Distância existe um treinamento sobre o assunto. Acesse através do site: http://ead.acomsistemas.com.br/.

Tags