Como Instalar o BDE – Borland Database Engine?

Este tutorial tem como objetivo fornecer todas as informações necessárias para a instalação e configuração do Borland BDE, assim como auxiliar na tratativa de erros e debug de problemas.

1.0 Instalação do BDE – Borland Database Engine

Acessar o diretório onde estão os instaladores do BDE.

Acessar o subdiretório “Client BDE Install v 5.1.1 Full” e executar o “setup.exe”.

Clique em “Next” e em seguida clique em “Install”.

Na próxima janela será exibido o diretório onde o BDE será instalado.

– Em Inglês:

>> C:\Program Files (x86)\Common Files\Borland Shared\BDE

ou

– Em Português:

>>C:\Arquivos de Programas (x86)\Arquivos Comuns\Borland Shared\BDE

Clique em “OK” e em seguida “Yes” para confirmar a criação do diretório. Aguarde a instalação e em seguida clique em “Finish”.

2.0 Instalação do BDE Information Utility

Em seguida acesse o diretório temp do perfil do usuário: “C:\Users\Usuário\AppData\Local\Temp” e exclua todo o conteúdo do subdiretório. Caso esse passo não seja realizado, a próxima instalação vai apresentar erro.

Agora volte ao diretório onde estão os instaladores e acesse o subdiretório “Client BDE Update v 5.2” e execute o “BDEInfoSetup.exe”.

Clique em “Next”.

E em seguida em “Next”.

E finalmente clique em “Next” duas vezes.

e por fim em “Finish”.

Ao finalizar a instalação, acesse o subdiretório “dll’s BDE” e copie o arquivo com o nome ntwdblib.dll para o diretório conforme descrito abaixo:

– Para sistema operacional versão 32bits, a DLL deve ser copiada para o diretório:

>> C:\Windows\System32

– Para sistema operacional versão 64bits, a cópia deve ser feita para o diretório:

>> C:\Windows\SysWOW64

Notas:

1. Observamos diversos casos em que foram colocadas diversas cópias do arquivo ntwdblib.dll, o que tem causado conflitos na conexão com o banco de dados e erros de BDE.

2. Indicamos fortemente que jamais sejam colocadas cópias do arquivo ntwdblib.dll nos diretórios de instalação do BDE, C:\, C:\Everest1, C:\Windows\System e em ambos os diretórios acima, somente nos indicados conforme versão do Sistema Operacional, independente se Windows 7, 8, 8.1 e 10.

Reinicie o computador e execute o procedimento abaixo.

Agora, acesse o drive C:\ e crie o diretório TEMP e coloque o acesso como controle total para todos os usuários e siga para o passo 3.

3.0 Parametrização do BDE Administrator

Acessar o diretório “C:\Program Files (x86)\Common Files\Borland Shared\BDE” ou “C:\Arquivos de Programas (x86)\Arquivos Comuns\Borland Shared\BDE”.

Execute o programa “BDEADMIN.EXE”.

Selecione “Databases”, clique em “Object” e em seguida em “New”.

Em “New Databases Alias” selecione “MSSQL” e clique em “OK”.

Altere o nome para “Everest1”.

Altere os dados conforme imagem abaixo e em seguida clique na seta azul para aplicar e em “Save” para aplicar a alteração.

D:\DADOS\ACOM\Procedimentos\BDE\BDE1a_.jpg

Clique agora em “Configuration” e expanda o item “Drivers”, “Native” e em seguida “PARADOX”.

Em “NET DIR” coloque “C:\Temp” conforme tela abaixo.

Ainda em “Configuration” expanda “System” e clique em “INIT”, no campo “DATA REPOSITORY” coloque “C:\Temp” e altere os valores conforme imagem abaixo e em seguida clique na seta azul para salvar as alterações.

Reinicie o computador.

Obs.:

1. No item “3 – Parametrização do BDE Administrator” devem ser criadas as conexões com as bases de dados como descrito acima. Não indicamos que sejam utilizadas cópias do arquivo de configuração do BDE através do arquivo “idapi32.cfg”.

2. Em testes identificamos que no Windows 10 ocorre melhor estabilidade com os valores “6BDE” e “6000” para “SHAREDMEMLOCATION”, caso apresente erro, experimente esses valores.

Fluxograma de Suporte