Mensagem ‘Classe não Registrada’ ao executar procedimentos

Este tutorial tem como objetivo formalizar o procedimento para a correção do erro “Classe não Registrada” apresentado durante a execução de determinados procedimentos no EVEREST.

Para a correção deste erro, é necessária a execução de dois procedimentos. O primeiro é a instalação do DHTMLED e o segundo é a cópia e registro das DLLs do Crystal Reports. Ambos seguem detalhados abaixo:

Instalação do DHTMLED

O arquivo para a instalação do DHTML Editing Component chama-se dhtmled.msi e pode ser copiado do diretório \\acomsv027\ACOM\ACOMTec\Instaladores\Everest. Após a cópia do arquivo para a estação onde será instalado, clique duas vezes e siga o procedimento abaixo.

OBS: É necessário que o usuário tenha permissão de administrador para poder efetuar a instalação.

Será exibida a tela inicial de instalação. Selecione a opção “I Agree” e clique em “Next”.

Aguarde o processo de instalação.

Na próxima janela, clique em “Close” para finalizar a instalação.

Cópia e registro das DLLs do Crystal Reports

O arquivo que contém as DLLs do Crystal Reports chama-se “Crystal Decisions.zip” e pode ser copiado do diretório \\acomsv027\ACOM\ACOMTec\Instaladores\Everest. O arquivo deve ser copiado para a estação onde o EVEREST está sendo executado e descompactado no diretório “C:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns” ou “C:\Program Files\Common Files”.

Neste exemplo usaremos o diretório “C:\Program Files\Common Files”. Após descompactar o arquivo, acesse o diretório “C:\Program Files\Common Files\Crystal Decisions”. Dentro deste diretório, existem dois arquivos de instalação, um chamado “instala.bat” e outro chamado “instala vista.bat”.

OBS: Para sistemas operacionais anteriores ao Windows Vista, é necessário executar o arquivo “instala.bat”. Para sistemas operacionais superiores ao Windows Vista, é necessário executar o arquivo “instala vista.bat”.

A execução dos arquivos de instalação deve ser executada através do prompt de comando. Para executar o prompt de comando corretamente, localize o atalho do mesmo, clique com o botão direito e em seguida na opção “Executar como Administrador” conforme mostra a imagem abaixo.

OBS: É necessário que o usuário tenha permissão de administrador para poder efetuar a instalação.

Exemplo de execução no Windows 10:

 Exemplo de execução no Windows 7:

Após executar o prompt de Comando como administrador, acesse o diretório onde os arquivos de instalação estão localizados.

Uma opção de comando para efetuar o acesso é: “cd C:\Program Files\Common Files\Crystal Decisions”

Em seguida, execute o arquivo de instalação adequado ao sistema operacional. É necessário apenas informar o nome do arquivo no prompt conforme exibido na imagem abaixo:

Pressione ENTER para iniciar a instalação.

Serão exibidas diversas janelas de confirmação. Clique em “OK” e em “Confirmar” até que todas as janelas sejam encerradas e o prompt finalize o processo de registro.

Após a execução deste processo, a estação deverá ser reiniciada e o usuário já poderá fazer testes para validar se o erro “Classe não Registrada” foi corrigido.

OBS: Este procedimento deve ser executado exatamente conforme documentado e não podem ocorrer erros durante o processo. Se erros ocorrerem, o sistema operacional pode não ser compatível devido a problemas de instalação e a única forma conhecida de correção é a formatação da estação em questão.