Retornos de e-mails enviados pela Amazon

O envio de e-mails utilizando o Amazon SES (Simple E-mail Service) será realizado pelo aplicativo ACOM E-mail. Quando o usuário enviar um e-mail, o serviço buscará as informações no banco de dados e fará as chamadas dos métodos no SES. A aplicação fará o monitoramento dos e-mails que precisam ser despachados e realizará seu envio. Para o retorno, o serviço Amazon SNS (Simple Notification Service) consumirá o WEB Service da ACOM e enviará as informações de recebimento (delivery, bounce e complaint). As estatísticas de e-mail só estarão disponíveis se consumidas através do Amazon SNS, portanto é necessário utilizar os dois serviços: o SES, que é o serviço especializado para o envio de e-mails, e o SNS, função responsável pelo retorno.

Abaixo, um fluxo demonstrando o funcionamento do processo:

 

fluxo-email

 

1.0 Tipos de Retorno

Delivery: o e-mail foi enviado com sucesso ao servidor de e-mail do destinatário. Esta notificação não indica que o destinatário o leu, porque o Amazon SES não é capaz de controlar o que acontece com um e-mail após o seu servidor receber o aceite.

Bounce: o e-mail é rejeitado pelo ISP (provedor de serviços de internet) do destinatário ou pelo Amazon SES, porque o endereço de e-mail consta na lista de rejeitados do Amazon SES. Para bounces ISP, serão relatados apenas os erros permanentes e os temporários que deixarão de ocorrer pelo Amazon SES. Nestes casos, o destinatário não recebe sua mensagem de e-mail e o Amazon SES não a reenvia. Notificações de devolução estão disponíveis através de e-mail e do Amazon SNS. Você poderá visualizar as notificações de erro na tela de envio do Pedido e-mail no EVEREST, basta clicar no botão para ver os status de envio. Caminho da tela: ADC | Monitor | Pedido (e-mail) | botão “+”.

Complaint: o e-mail é aceito pelo ISP e entregue ao destinatário, mas o destinatário clica em “Marcar como spam”.

1.1 Tipos de Bounce

Mensagem Exibida na Tela de Pedido E-mail (EVEREST) Descrição do Erro
Erro no envio. O Serviço Amazon SES não conseguiu determinar o motivo do erro.
O provedor de e-mail recusou a mensagem. O e-mail não pôde ser entregue ao destinatário. Recomenda-se a remoção deste endereço de e-mail da sua lista.
Endereço de e-mail inexistente. O Serviço Amazon SES não pôde entregar seu e-mail porque o destinatário não existe. Recomenda-se que o respectivo e-mail seja removido da sua lista.
O provedor de e-mail recusou a mensagem. O Serviço Amazon SES suspendeu o envio para este destinatário, porque o e-mail contém histórico recente de endereço inválido. Para removê-lo da lista de rejeitados, consulte o material técnico.
Erro ao enviar e-mail. Tente novamente. O Serviço Amazon SES identificou um erro generalizado. Tente realizar o envio do e-mail mais tarde.
E-mail recusado. A caixa de entrada do e-mail está cheia. O Serviço Amazon SES recebeu um retorno de caixa de e-mail cheia. Tente realizar o envio mais tarde.
E-mail recusado. E-mail excedeu o limite de tamanho. O Serviço Amazon SES recebeu um retorno de mensagem muito grande. Reduza seu tamanho e envie novamente.
O provedor de e-mail recusou a mensagem. Conteúdo rejeitado. O Serviço Amazon SES não pôde enviar seu e-mail pois foi reportado como conteúdo impróprio. Modifique o teor da mensagem e tente novamente.
O provedor de e-mail recusou a mensagem. Anexo rejeitado. O Serviço Amazon SES recebeu um retorno de anexo rejeitado. Remova ou altere o anexo da mensagem e tente novamente.

1.2 Tipos de Complaint

Todas as mensagens de complaint são iguais, portanto, para identificar o erro, deve-se fazer uma análise mais profunda. Esse erro é mais crítico de correção para reenvio do e-mail.

Mensagem Exibida na Tela de Pedido E-mail (EVEREST) Descrição do Erro
O provedor de e-mail marcou a mensagem como spam, abuso ou vírus. Indica e-mail não solicitado ou algum tipo de abuso de envio de e-mail.
O provedor de e-mail marcou a mensagem como spam, abuso ou vírus. Falha na autenticação do e-mail.
O provedor de e-mail marcou a mensagem como spam, abuso ou vírus. Indicação de alguma fraude ou atividade de phishing.

(phishing é um método de ataque usando e-mails falsos, por exemplo: e-mails de atualização de token de banco)

O provedor de e-mail marcou a mensagem como spam, abuso ou vírus. Indica que o provedor não considera sua mensagem como spam, porém ela foi categorizada erroneamente como tal. (Neste caso, o e-mail foi recebido com sucesso, no entanto o destinatário o classificou como spam)
O provedor de e-mail marcou a mensagem como spam, abuso ou vírus. Esta falha não pôde ser categorizada nos tipos de erros registrados.