FAQ EVEREST 3.0


DFI- Documentos Fiscais (6)

Você deve ir até DFI dfi-everest3.0

e clicar em Manutenção de Notas Emitidas, na área de Lançamentos.

lançamentos

Então, é necessário ir até a aba Consulta e selecionar a nota desejada para depois ir até a aba Manutenção e clicar duas vezes no campo ao lado direito do Observação da Nota.

obs da nota

A partir daí, é necessário colocar qualquer observação no campo, mesmo que seja “barra de espaço”. Ao clicar no botão salvar, a nota será reenviada.

Não. Atualmente no EVEREST, é possível alterar os dados da nota que não influenciam no seu valor final e isso inclui: tributos, quantidades, valores e qualquer parâmetro que influencia na seleção da configuração fiscal. Se houver a necessidade de alteração de qualquer um dos elementos citados, o usuário deverá cancelar a nota fiscal, alterar as informações desejadas na pré-nota e refaturar essa nota.

O motivo das restrições para alterações, é que qualquer alteração no valor ou nas quantidades da nota, obrigaria a alteração dos desdobramentos dela no sistema a saber: financeiro, estoque e contabilização.

É Através da tabela de preços, que é realizado o “de” / “para” entre os itens do EVEREST com os itens do fornecedor que estão na DANFE. Sem essa vinculação, não é possível ao EVEREST reconhecer qual item deve ser movimentado no estoque. Quando o EVEREST não conseguir encontrar uma tabela de preço válida ou um item da tabela vinculado a item da DANFE, serão mostrados alguns erros no monitor de DANFE’s como:

  • Tabela de preço não existente para o fornecedor.
  • Item fornecedor XXX-Descrição não localizado na tabela de preço do fornecedor.

Sem a correção desses erros, não será permitido o registro da entrada da DANFE.

O processo de cancelamento de uma nota fiscal no EVEREST, possui dois cenários distintos: 

1º – Cancelamento de Nota Rejeitada: uma nota fiscal rejeitada pela SEFAZ quando cancelada, será removida do sistema e então seu número será disponibilizado novamente para uso na próxima nota faturada com a mesma série fiscal. A pré-nota que deu origem a essa nota, será reativada nas quantidades referentes a nota cancelada e isso, para possibilitar o faturamento dessa nota novamente, após a correção dos erros que levaram a sua rejeição.

2º – Cancelamento de Nota Fiscal Autorizada: no cancelamento de uma nota fiscal autorizada, os títulos referentes a esta nota serão estornados, a contabilização será desfeita e a movimentação de estoque será revertida. Ainda, mediante confirmação do usuário, a pré-nota poderá ou não ser reativada nas quantidades referentes a nota. Para se cancelar uma nota fiscal autorizada, algumas regras deverão ser respeitadas:

  • os títulos não deverão ter movimentações ativas, qualquer movimentação nos títulos, deverão ser estornadas antes do cancelamento.
  • o mês contábil deverá estar aberto e a transação contábil gerada pela nota fiscal, não deverá estar inclusa em nenhum lote contábil. Se esse for o caso, antes do cancelamento, deve-se excluir o lote contábil que contém a transação da nota.

Passo a passo:

Ir em dfi-everest3.0

Acessar o menu Lançamentos e a opção Manutenção de Notas Emitidas:

manut. notas emitidas

Selecionar a nota autorizada ou rejeitada, na aba Consulta:

nota aut

E na aba Detalhes, clicar no botão ALT SITUAÇÃO

Então, é preciso colocar a sua Justificativa de Cancelamento e salvar.

justif

Ao salvar, a seguinte caixa de diálogo vai aparecer:

PRE-NOTA

Se clicar na opção Sim, a pré-nota será reativada no EVEREST e se clicar em Não, ela não será reativada.

Em ambas as opções, outra caixa de diálogo vai aparecer:

solic cancelamento

Quando a SEFAZ confirmar o cancelamento, os títulos referentes a ela serão estornados, a contabilização será desfeita e a movimentação do estoque será revertida, além de que a pré-nota será reativada, caso essa opção tenha sido selecionada.

Abaixo, temos o exemplo de dois XML’s: um que veio com informação do título e o outro XML, que veio sem informação do título.

O exemplo da esquerda, apresenta o bloco onde são informados os títulos. Esta informação vem abaixo de

No exemplo da direita, esse bloco não é apresentado no XML.

xml

 

O que podemos fazer, é enviar um e-mail para esses fornecedores e informar que precisamos dessas informações, a fim de facilitar o operacional.

Solução:

Acesse o aplicativo SIS|Materiais|Configuração de Materiais e efetue a configuração.

 

Load More