Gestão de Eventos

O processo de Gestão de Eventos tem por objetivo a realização de criação, acompanhamento e realização de eventos. Nele é possível realizar o cadastro de um orçamento, a venda e conclusão de um determinado evento.

Exemplo:

A empresa ACOM Sistemas está planejando a confraternização de final de ano e deseja realizar uma festa para celebrar o ano junto com os seus colaboradores e clientes. Os responsáveis pela organização do evento entrarão em contato com a empresa de Eventos para que possam realizar um orçamento para a confraternização. Nesse orçamento eles definem qual o local em que pretendem realizar a festa, a quantidade de convidados, o menu que irão servir aos seus convidados, a equipe necessária para o atendimento dos convidados, a ornamentação entre outros detalhes. Depois do orçamento e uma vez aceita pela ACOM será  firmada a proposta e as formas de pagamento.

1.0 Monitor de Gestão de Eventos

A tela de monitor é a principal tela do sistema de Gestão de Eventos. É nela que o usuário irá realizar a configuração inicial da funcionalidade, realizará a criação de um novo evento e após sua criação poderá realizar o acompanhamento e manutenção do mesmo.

O acesso ao monitor de Gestão de Eventos é dado através do módulo Administração de Vendas (ADV), menu Pedidos.

Através do monitor é possível realizar a busca de eventos por cliente, por código do evento, por data inicial e final de lançamento e do evento, pela descrição do evento, pelo local de realização e/ou pela situação em que o evento se encontra. Após informados os filtros, o usuário deverá acionar o botão Executar para que o sistema retorne na grade os eventos referentes ao(s) filtro(s) informado(s).

Somente através do Monitor é possível realizar a exclusão de um evento cadastrado, porém a mesma só poderá ser realizada caso o evento esteja com as situações Orçamento e/ou Cancelado. As demais funcionalidades da tela, referente aos botões Novo, Follow up, Imprimir e Configurar serão explanados em seções especificas, que serão apresentadas ao longo do documento.

2.0 Configuração Inicial

Antes de começar a utilizar o processo é necessário realizar as configurações iniciais, acessado através do botão Configurar.

Ao acessar a tela de configuração, o usuário deverá realizar as configurações de qual estrutura será utilizada na Identificação de Itens, Item de mercadoria e serviço padrão para a emissão de Pedido de Venda, a estrutura de Menus que será disponibilizado para montagem do cardápio do evento, Sugestão de Menus pré cadastrados, cadastro de possíveis despesas extras que podem ocorrer na contratação do evento e cadastro de equipes que poderão ser contratadas para prestar serviços no dia do evento.

Na primeira aba da tela de configuração, o usuário deverá configurar qual estrutura será utilizada para seleção dos alimentos e bebidas que serão utilizadas no cadastro do evento. Uma vez escolhida a estrutura que será utilizada o usuário deverá acionar o botão Confirmar para serem alterados os campos Identificação de Alimentos e Identificação de Bebidas.

Outra informação importante a ser configurada são os itens de mercadoria e serviço que serão utilizados na geração do Pedido de Venda através do cadastro dos Eventos.

Campos: Aba Configurações

Campo Atribuição
Identificar Itens Por Flag onde deverá ser informada qual estrutura será utilizada na identificação de alimentos e bebidas.
Identificação de Alimentos Deverá ser informada a identificação conforme o flag informado anteriormente. Nesse caso, uma vez informado esse campo, só será possível incluir alimentos da estrutura informada.
Identificação de Bebidas Deverá ser informada a identificação conforme o flag informado anteriormente.
Itens para Emissão dos Pedidos Deverá ser informado os itens que serão padrões na geração do Pedido de Venda.

Ao realizar o cadastro dos campos necessários na aba Configurações, o usuário deverá configurar o menu dos alimentos e bebidas que serão disponibilizadas para o cadastro do evento. Esse cadastro é realizado na aba Estrutura de Menus, onde o mesmo também deverá cadastrar os grupos de serviços e em seguida os serviços que serão vinculados a cada grupo.

Para cadastrar um novo grupo ou serviço o usuário deverá clicar no botão Novo, inserir os dados e acionar a opção Confirmar. Para editar um registro deverá seleciona-lo, ajustar a informação e em seguida confirmar. Nessa aba é possível realizar também a exclusão de serviços e grupos, através do ícone de exclusão localizado ao lado do registro, sendo que a exclusão só será possível caso o item selecionado não esteja vinculado a uma sugestão de menus.

Campos: Estrutura de Menus

Campo Atribuição
Código do Grupo de Serviços Nesse campo terá a informação do código do Grupo de Serviços. É um campo que é desabilitado pois é gerado automaticamente pelo sistema.
Descrição do Grupo de Serviços Deverá ser informada a descrição do grupo de serviço.
Situação do Grupo de Serviços Deverá ser informada a situação do grupo do serviço. As duas situações possíveis são Ativo e Inativo, sendo que quando inativado não será possível vincular serviços ao grupo.
Código dos Serviços Nesse campo terá a informação do código do Serviços. É um campo que é desabilitado pois é gerado automaticamente pelo sistema.
Descrição dos Serviços Deverá ser informada a descrição do serviço.
Situação dos Serviços Deverá ser informada a situação do grupo do serviço. As duas situações possíveis são Ativo e Inativo, sendo que quando inativado não será possível vincular grupo ao serviço.

Ao cadastrar a estrutura de menu é possível a montagem de padrões de menu para facilitar o lançamento da proposta, devendo inserir um código e descrição para a Sugestão e em seguida informar os grupos e serviços que estarão presentes na Sugestão. Caso o usuário informe um grupo de serviço, não necessariamente irá precisar incluir na sugestão todos os serviços do grupo em questão.

Para cadastrar uma nova sugestão o usuário deverá clicar no botão Novo, inserir os dados e acionar a opção Confirmar. Para editar um registro deverá selecioná-lo, ajustar a informação e em seguida confirmar. Para excluir, deverá ser selecionada a sugestão e em seguida acionar o botão Excluir. Nessa tela é possível visualizar também a estrutura da sugestão de menus cadastrada, onde será possível visualizar todos os serviços que farão parte da sugestão em questão.

Campos: Sugestão de Menus

Campo Atribuição
Código Deverá ser informado o código único da Sugestão do Menu. Caso o usuário não informe o campo, o sistema irá gera-lo automaticamente com o próximo número disponível.
Descrição Deverá ser informada a descrição da sugestão de menu.
Exibir Somente Registros Selecionados Ao marcar essa flag, o sistema irá apresentar apenas os grupos e serviços selecionados.

A próxima informação a ser configuradas são os outros itens que entrarão como despesas no evento, como por exemplo itens de ornamentação, que serão cobrados a parte.

Para cadastrar uma nova despesa, o usuário deverá clicar no botão Novo, inserir os dados e acionar a opção Confirmar. Para editar um registro deverá selecioná-lo, ajustar a informação e em seguida confirmar. Para excluir, deverá ser selecionada a despesa e em seguida acionar o botão Excluir.

Campos: Outras Despesas

Campo Atribuição
Código Deverá ser informado o código da despesa.
Descrição Deverá ser informada a descrição da despesa.
Valor Unitário Deverá ser informado o valor unitário da despesa a ser cadastrada.

A última aba a ser configurada se trata do cadastro das equipes que poderão ser sugeridas para a contratação do evento. Podendo ser, por exemplo, garçons, pessoal de apoio. As equipes contratadas serão cobradas à parte. Os campos Novo, Confirmar e Excluir seguem o mesmo padrão das abas anteriores.

Campos: Cadastro de Equipes

Campo Atribuição
Código Deverá ser informado o código da despesa.
Descrição Deverá ser informada a descrição da despesa.
Valor Custo Deverá ser informado o valor de custo da equipe a ser cadastrada.

Uma vez realizada toda a configuração necessária, o usuário poderá começar a cadastrar os eventos.

3.0 Cadastro de Novos Eventos

Para realizar o cadastro de um evento, o usuário deverá acionar no botão Novo. Na tela que será apresentada, o usuário deverá informar os dados da proposta, os valores, briefing, faturamento, consumo, fechamento e follow up. Uma vez realizado os cadastros de valores e gravada a primeira versão da proposta, o sistema irá apresentar o DRE referente ao evento cadastrado.

3.1 Aba Proposta

A primeira aba a ser cadastrada é a referente aos dados da Proposta, onde deverão ser informados os dados do cliente, data/ hora de início e fim do evento, local, responsável pela proposta e observação. As seguintes funcionalidades ficarão habilitadas: Gravar, Novo, Configurar e Sair.

Obs.: Caso haja algum evento já cadastrado no sistema, será habilitado também o botão Histórico. O mesmo será detalhado no decorrer do documento.

Campos: Proposta

Campo Atribuição
Empresa O sistema irá preencher o código, Razão Social e Fantasia da empresa que está configurada para utilizada no sistema. Permitindo que o usuário realize a alteração para a empresa que desejar.
Evento Os campos referentes ao evento, Razão/Nome, Data/Hora do Evento, Nome do Evento e Local são campos que não permitem a alteração do usuário, pois os mesmos são gerados no momento da inserção de proposta.
Cliente Deverá ser informado o código do cliente. A pesquisa do mesmo poderá ser acionada através do botão F4 do teclado. Uma vez informado o código do cliente, o sistema irá carregar os campos Razão Social, CNPJ, fantasia, data de cadastro no EVEREST, contato do cliente e telefone e e-mail do contato. Os campos referentes ao contato só serão carregados automaticamente se os mesmos estiverem cadastrados previamente no cliente. (ADV| Cadastro |Gerais |Cliente | Contato)
Evento Deverá ser informado o nome do evento.
Data Início/Hora Inicio Deverá ser informada a data e hora de início do evento.
Data Fim/Hora Fim Deverá ser informada a data e hora final do evento.
Local Deverá ser informado se será um evento interno ou externo. Caso seja externo será necessário informar a quilometragem e o valor da quilometragem de deslocamento na aba de Valores.
Endereço Deverá ser informado o endereço do evento.
Responsável pela Proposta O sistema irá apresentar o código e nome do usuário logado no sistema.
Fone Deverá ser informado o telefone do responsável pela proposta. O mesmo será preenchido automaticamente como sugestão caso esteja informado no cadastro do usuário.
E-mail Deverá ser informado o e-mail do responsável pela proposta.

O mesmo será preenchido automaticamente como sugestão caso esteja informado no cadastro do usuário.

Observação Deverá ser informada uma observação referente a proposta.

3.2 Aba Valores

Ao informar todos os campos pertinentes da proposta, o usuário deverá avançar para a aba Valores onde irá inserir dados relativos a quantidade de pessoas que irão comparecer ao evento, o valor por cada pessoa, os dados de quantidade e valor de deslocamento que poderá ser somado ou não ao valor final da proposta, valor por pessoa adicional presente no evento, o percentual de imposto, outros itens pertinentes a proposta, o valor que será pago como Adiantamento e a observação referente ao pagamento.

Campos: Valores

Campo Atribuição
Contratação PAX Deverá ser informada a quantidade de pessoas que fazem parte do pacote fechado na proposta. Para cada pessoa adicional que comparecer ao evento será cobrado um valor a parte previamente definido em proposta.
Valor por PAX Deverá ser informado o valor que será cobrado por pessoa que faz parte do pacote fechado na proposta.
Valor Total PAX O sistema irá calcular o valor total do PAX com base nos valores informados nos campos de quantidade de pessoas e valor por pessoa (Contratação PAX * Valor por PAX).
Deslocamento (KM) Esse campo será habilitado caso seja informado que se trata de um evento em local Externo e nele deverá ser informada a distância, em Km, da empresa para o local do evento.
Valor por KM Esse campo será habilitado caso seja informado que se trata de um evento em local Externo e nele deverá ser informado o valor que será cobrado por quilometragem.
Total Deslocamento O sistema irá calcular o total de deslocamento com base nos valores de deslocamento e valor informados (Deslocamento (KM)* Valor por KM).
Adicional por PAX Deverá ser informado o valor que será cobrado por cada pessoa excedente que comparecer ao evento.
% Imposto Deverá ser informado o percentual que será referente ao imposto.
Descrição de Outros Itens da Proposta Deverá ser informada a descrição, caso seja necessário a inclusão de outros itens da proposta.
Quantidade de Outros Itens da Proposta Deverá ser informada a quantidade, caso seja necessário a inclusão de outros itens da proposta.
Valor Unitário de Outros Itens da Proposta Deverá ser informado o valor unitário, caso seja necessário a inclusão de outros itens da proposta.
Valor Total de Outros Itens da Proposta O sistema irá realizar o cálculo do valor total do item com base nos campos valor unitário e quantidade (Quantidade de Outros Itens da Proposta * Valor Unitário de Outros Itens da Proposta).
Somar o deslocamento ao saldo Esse flag deverá ser marcado caso o valor do deslocamento, campo Total Deslocamento, deva ser acrescido no Total da proposta.
Total da Proposta O sistema irá realizar o cálculo do valor total da proposta levando em consideração os campos: Valor Total PAX + Total Deslocamento + Total de Outros Itens da Proposta + Outras despesas

Obs.: O campo Outras Despesas é cadastrado na aba Consumo.

Adiantamento Deverá ser informado o valor que será pago de Adiantamento.
Observação Pagamento Deverá ser informada a observação de pagamento.

3.3 Aba Briefing

A próxima aba obrigatória para que possa ser realizado o cadastro do evento é a aba Briefing. Nessa aba o responsável pela proposta deverá informar a descrição detalhada do evento, do menu proposto e fechar junto com o cliente qual será o cardápio do evento, sendo necessário informar uma sugestão de menu ou montar um novo cardápio com as informações pré-definidas na tela de Configuração.

Campos: Briefing

Campo Atribuição
Descrição do Evento Deverá ser informada uma descrição para o evento.
Descrição do Menu Proposto Deverá ser informada uma descrição para o menu proposto.
Sugestão Poderá ser informada uma sugestão de menu pré-cadastrada. O usuário poderá pressionar a tecla F4 para realizar a pesquisa das sugestões. Uma vez selecionada uma sugestão, o sistema irá apresentar o código e descrição da sugestão além de selecionar todos os grupos e serviços vinculados a sugestão de menu.
Exibir Somente Registros Selecionados Ao marcar essa flag, o sistema irá apresentar apenas os grupos e serviços selecionados.
Visualizar Através desse botão será possível visualizar todos os serviços que farão parte do menu proposto.
Grupo Deverá selecionar os grupos que farão parte do menu proposto.
Serviços Deverá informar, dentre os grupos selecionados, quais serviços farão parte do menu.

Uma vez informado os dados das abas obrigatórias, Proposta, Valores e Briefing, o responsável pela proposta já poderá gravar a mesma. Uma vez gravado o evento, o sistema preenche os dados da seção Eventos (Razão/Nome, Data/Hora do Evento, Evento e Local), inicia a situação como Orçamento, libera a visualização do DRE e gera um registro de criação da proposta na aba Follow Up. Após a gravação da Proposta, o sistema irá habilitar os campos Cancelar, Situação, Histórico e Imprimir.

3.4 Aba Faturamento

Na aba de faturamento será possível gerar o Pedido de Venda para o valor do Adiantamento e o valor Total da Proposta. O faturamento do adiantamento deverá ser gerado quando o evento estiver com a situação Vendido Não Realizado. Uma vez nessa situação, o usuário deverá informar o nome do cliente, forma de recebimento, forma de pagamento e observação e em seguida acionar a opção Faturar, nesse momento será habilitada uma nova tela onde será possível realizar o rateio do valor entre item de Mercadorias e Serviços. Antes de gerar o pedido, o sistema irá validar se os valores informados correspondem ao valor a faturar, só permitindo o faturamento quando esse campo estiver correto.

Uma vez gerado o pedido de venda, o sistema irá apresentar a tela de Pedido Expresso (ADV | Pedidos | Venda (Expressa)), onde será necessário gerar seguir o fluxo de geração de pedido e faturamento conforme processo padrão do EVEREST.

Após geração do Pedido, o sistema irá abater o valor do adiantamento no Valor a Faturar e irá incluir os dados do pedido gerado na grade encontrada no final da tela.

Importante:

  • Essa aba poderá ser acessada também ao clicar no botão Gerar Pedido, que estará habilitado ao informar dados na aba de Faturamento, essa ação irá encaminhar para a aba em questão.
  • Só conseguirá gerar o pedido se a seção ‘Itens para Emissão do Pedido’ da tela de Configuração estiver preenchida.
  • O funcionamento do Faturar da seção Saldo é semelhante ao da seção de Adiantamento.

Campos: Faturamento

Campo Atribuição
Cliente Deverá ser informado o cliente para o qual o pedido de venda irá ser gerado. A pesquisa do mesmo poderá ser acionada através do botão F4 do teclado. Uma vez informado o código do cliente, o sistema irá carregar os campos Razão Social, CNPJ, fantasia, data de cadastro no EVEREST.
Forma de Recebimento Deverá ser informada a forma de recebimento do valor a pagar. A pesquisa do mesmo poderá ser acionada através do botão F4 do teclado. Ex.: Dinheiro, Bandeiras de Cartão.
Forma de Pagamento Deverá ser informada a forma de pagamento do valor a pagar. A pesquisa do mesmo poderá ser acionada através do botão F4 do teclado. Ex.: A vista, 30 dias.
Observação Deverá ser informada uma observação referente ao faturamento.

3.5 Aba Consumo

Nessa aba deve ser informado tudo o que for consumido no dia do evento, não contempladas no valor final acordado com o cliente, podendo ser selecionado Cupons e Comandas, além de incluir outras despesas.

Toda despesa, tendo relação direta ou indireta sobre os custos do evento, proveniente da realização do evento deverá ser cadastrada nessa aba, onde o usuário irá informar a Despesa, pré-cadastrada na tela de configuração, a quantidade utilizada e se haverá reembolso. Uma vez tendo reembolso, o valor será contabilizado no Total da Proposta e deverá gerar um novo pedido de venda para que o cliente realize o pagamento. Para cadastrar uma nova despesa, o usuário deverá clicar no botão Novo, inserir os dados e acionar a opção Confirmar. Para editar um registro deverá seleciona-lo, ajustar a informação e em seguida confirmar. Para excluir, deverá ser selecionada a despesa e em seguida acionar o botão Excluir.

Campos: Consumo

Campo Atribuição
Despesa Deverá ser selecionada a despesa, que está pré-cadastrada, que deseja cadastrar. O usuário poderá pressionar a tecla F4 para realizar a busca de despesas.
Qtd. Utilizada Deverá ser informada a quantidade da despesa utilizada para o evento.
Vl. Unitário Esse campo será preenchido com o valor configurado para a despesa, porém o usuário poderá altera-lo conforme preferir.
Valor Total O sistema irá calcular esse valor com base na quantidade utilizada e valor unitário (Qtd. Utilizada * Vl. Unitário)
Reembolso Deverá ser informado o valor do reembolso, caso exista.

Caso tenham cupons a serem inseridos ao evento deve-se clicar no botão Selecionar Cupons, o qual irá habilitar uma nova tela onde será possível selecionar os cupons, podendo utilizar os filtros de Empresa, Data de Emissão, Impressora, Número de Cupom e Cliente. Uma vez selecionado o cupom em questão deve-se acionar a opção Importar, para que o mesmo seja vinculado ao evento.

O mesmo acontece para as comandas, botão Selecionar Comanda, sendo que nesse caso é possível filtrar por Empresa, Data de Movimento e Numero de Comanda.

3.6 Aba Fechamento

Após a realização do evento, o responsável pelo mesmo deverá realizar o lançamento dos dados relacionados a essa etapa. Para tal, é disponibilizada a aba Fechamento, onde é possível visualizar os dados de contratação, duração, quantidade de PAX contratados e composição do valor total do evento, permitindo realizar a alteração da duração, informar a quantidade de pessoas que realmente participaram do evento e equipe que fez parte do evento.

Campos: Fechamento

Campo Atribuição
Data de Fechamento Deverá ser informada a data de fechamento do evento.
Duração (Horas e Minutos) O sistema irá apresentar a duração do evento com base na data/ hora inicial e final. Porém é possível informar a duração real, caso seja divergente.
Pessoas Presentes Deverá ser informada a quantidade de pessoas que compareceram ao evento.
Pessoas Contratadas O sistema irá mostrar a quantidade de pessoas que foram informadas na aba de valores.
Valor Adicional O sistema irá calcular o custo do valor adicional que será repassado ao cliente caso a quantidade de pessoas presentes seja maior que a quantidade de pessoas contratadas. ((Pessoas Presentes – Pessoas Contratadas) * Valor Adicional por PAX)
Valor Desconto Deverá ser informado o valor que será dado de desconto ao cliente, caso haja desconto.
Valor Recebido O sistema irá apresentar o valor já gerado pedido de venda.
Saldo a Receber O sistema irá apresentar o valor que ainda não foi gerado pedido de venda.

Para cadastrar um novo Custo de Equipe, o usuário deverá clicar no botão Novo, inserir os dados e acionar a opção Confirmar. Para editar um registro deverá seleciona-lo, ajustar a informação e em seguida confirmar. Para excluir, deverá ser selecionada a despesa e em seguida acionar o botão Excluir.

Campos: Custo Equipe

Campo Atribuição
Equipe Deverá ser informada a equipe que participou do evento. O usuário poderá pressionar a tecla F4 para realizar a busca de equipes.
Quantidade Deverá ser informada a quantidade de equipes que participou do evento.
Valor Custo O sistema deverá apresentar o valor de custo pré-cadastrado para equipe, permitindo que o usuário realize alteração.
Valor Total O sistema irá apesentar o Valor total com base na quantidade e valor de custo da equipe. (Quantidade* Valor Custo)

3.7 Aba DRE

É possível visualizar, de forma estruturada, os números referentes ao evento após realizar a gravação do mesmo. No DRE são apresentados todos os valores que fazem parte do evento, entre eles custos, despesas e resultados, permitindo uma análise mais profunda dos resultados.

Como Receita são considerados o valor de PAX contratado, o valor de PAX adicional, valor total de outros itens da proposta, total de reembolso, deslocamento e o desconto concedido.

Como Custos são considerados os valores de alimentos, bebidas e outros valores provenientes das Comandas e Cupons vinculados. Para esse caso, serão consideradas as estruturas de Alimento e Bebida informada na tela de configuração. Itens que não se enquadrarem a estrutura de alimento ou bebida serão contabilizados em Outros.

Como Despesas são consideradas os custos de equipe, outras despesas e impostos. Vale ressaltar que, quando cadastrada uma despesa com Reembolso a mesma será contabilizada na seção de Receitas.

Na última seção, Resultado, é apresentada a margem percentual e o valor médio do ticket. O resultado de % Margem é calculado com base no valor da receita e do resultado, sendo apresentado o percentual de lucro que o evento resultou. Já o campo Ticket médio é calculado com base no resultado e quantidade de pessoas contratadas/presentes.

Importante:

  • Sempre que for atualizado o custo do evento e tentar acessar a aba DRE o sistema pedirá que o usuário salve os novos dados e atualizará o valor do DRE.
  • Os itens que são tratados como débito serão apresentados na cor Vermelha.

3.8 Aba Follow Up

Para acompanhamento do andamento do evento é disponibilizada a aba de follow up, onde o sistema gera automaticamente posicionamentos relacionados a criação do evento e um novo posicionamento a cada mudança de situação. Além dos posicionamentos gerados automaticamente, o usuário, sempre que desejar, poderá criar um novo follow up para o evento podendo envia-lo por e-mail ou apenas deixar posicionado no evento.

Para cadastrar um novo follow up, o usuário deverá clicar no botão Novo, inserir os dados e acionar a opção Confirmar. Para editar um registro deverá seleciona-lo, ajustar a informação e em seguida confirmar. Para excluir, deverá ser selecionada o follow up e em seguida acionar o botão Excluir.

Obs.: Uma vez marcado para enviar o e-mail e o mesmo tendo sido enviado, o sistema irá marcar a flag Enviado que se encontra na grade de histórico de follow up.

Campos: Follow up

Campo Atribuição
Data/ Hora O sistema irá apresentar data/ hora atual do servidor, podendo ser alterada pelo usuário.
Contato O sistema irá apresentar o nome do contato responsável da proposta, podendo ser alterada pelo usuário.
Enviar por E-mail Essa flag deverá ser marcada caso queira enviar o posicionamento para o e-mail informado no campo a seguir.
E-mail O sistema irá apresentar o e-mail do contato responsável da proposta, podendo ser alterada pelo usuário.
Posicionamento Deverá ser informado o posicionamento necessário para o evento.

4.0 Alteração de Situação

Uma vez criado um evento é necessário realizar a alteração da sua situação conforme andamento da proposta.

Campos: Situação

Campo Atribuição
Orçamento Esse é a situação inicial do evento e será mantida enquanto estiver em fase de aprovação pelo cliente. Enquanto estiver nessa situação, algumas funcionalidades ficarão desabilitadas, sendo elas a aba de Faturamento, Consumo e Fechamento.
Vendido Não Realizado O evento deverá ser alterado para essa situação quando o orçamento for aprovado, porém o evento ainda não foi realizado. Quando alterado para essa situação serão habilitadas as abas Faturamento, Consumo e Fechamento.
Vendido Realizado O evento deverá ser alterado para essa situação quando o mesmo for realizado.
Concluído Deverá alterar a situação para concluído quando o mesmo não tiver mais nenhuma pendência.
Cancelado Poderá ser alterado para essa situação a qualquer momento, quando o orçamento/evento não for aceito pelo cliente. No cancelamento do evento é necessário informar uma justificativa e ao altera-lo não será mais possível realizar nenhuma ação no evento.

5.0 Histórico de Eventos

Através da funcionalidade de Histórico, habilitada quando informado o cliente, é possível realizar a busca de eventos já cadastrados para o mesmo. O funcionamento da tela é similar a tela de Monitor de Eventos, explicada no item 1.0 desse documento.

6.0 Impressão da Proposta

Uma vez criada a proposta, sempre que necessário, o responsável poderá realizar a impressão da proposta, de relatório e DRE ou envio por e-mail.

Importante: Os campos Imprimir e Enviar ficarão habilitados com base na informação do campo Tipo de Saída.

Campos: Impressão/Envio de E-mail

Campo Atribuição
Layout de Impressão Nesse campo, o usuário deverá informar o tipo de relatório que deseja imprimir. As opções disponíveis são Layout de Proposta, Layout de Relatório e Layout de DRE, explicados a seguir.
Tipo de Saída Deverá ser definido se será realizada a impressão do relatório ou o mesmo será enviado por e-mail.
E-mail Caso informado Enviar por E-mail no campo Tipo de Saída, o sistema irá habilitar o campo E-mail onde deverá ser informado para qual e-mail deseja-se enviar o relatório.
DRE Caso seja marcada a flag Layout DRE no campo Layout de Impressão, o sistema irá habilitar o campo DRE para que seja escolhido em que padrão de DRE será impresso o relatório. Para realizar a visualização de dados nesse campo, deverá ser realizado um cadastro prévio de DRE.
Incluir Follow up Deverá ser marcado essa flag caso o usuário queira incluir no e-mail os posicionamentos cadastrados para o evento.

6.0.1 Proposta Comercial

Através da opção Layout da Proposta é possível a impressão e/ou envio de e-mail da Proposta Comercial do evento, onde serão informados os dados referentes ao responsável pelo cadastro da proposta, dados do cliente, dados do evento, descrição do evento, serviços contratados e descrição do menu proposto, dados relativos ao faturamento e sua observação e campo para assinatura de acordo entre as partes.

6.0.2 Relatório Detalhado

Através da opção Layout de Relatório é possível a impressão e/ou envio de e-mail do relatório detalhado do evento, onde serão informados dados referentes ao cliente, responsável pela proposta, dados do evento, descrição do evento, serviços contratados e descrição do menu proposto, equipes que fazem parte da proposta, outras despesas e itens da proposta, dados detalhados do faturamento e sua observação.

6.0.3 Layout DRE

Através da opção Layout DRE é possível a impressão e/ou envio de e-mail do DRE. Nesse tipo de layout o usuário poderá informar em qual DRE vai querer realizar a impressão. Serão apresentados os dados relativos ao cliente, responsável pela proposta, dados do evento e o DRE atual do evento.

Tags