Integração CashMonitor

Esse manual apresenta um conjunto de rotinas, que tem por objetivo fornecer informações e orientações referentes a integração do arquivo financeiro dos clientes com a ferramenta de Gestão Empresarial Sistema EVEREST.

Destina-se a equipe técnica da ACOM Sistemas para compreensão do processo desde o recebimento dos arquivos de integração até seus registros no Banco de Dados EVEREST.

Esse documento possui alguns manuais complementares, sendo eles:

1 Manual Técnico de Integração –- MLO, onde são apresentadas as configurações necessárias e a tela de transação do monitor de lojas no MLO (Monitor de Integração).

2 Manual Técnico de Integração – ACOM Remoto, onde são apresentadas as configurações necessárias para instalação e configuração do serviço.

CashMonitor

O serviço de integração com o CashMonitor foi desenvolvido com o intuito de obter informações de vendas recebidas através de POS (Point Of Sales) e com isso gerar títulos a receber e controlar as baixas dos mesmos dentro do EVEREST.

Fluxo 1 - cash monitor

Figura 1. Estrutura de pasta do CashMonitor

Figura 2. Fluxo de Integração

1.0 Configuração

Para utilização da integração CashMonitor é necessário realizar prévias configurações.

1.1 Configuração EVEREST

Na tela Sistema do módulo de Segurança (ADS | Cadastro | Configuração | Sistema) foi adicionada uma nova área com as opções de conciliação de cartões. Para este caso deverá ser selecionada a opção “CashMonitor”, assim a aba “Integração Audtax” será automaticamente desabilitada para edição e o sistema passará a utilizar a integração do CashMonitor.

Ao selecionar a opção acima o sistema também irá impactar em ADF |BCO | Conciliação, alterando o titulo do menu de “Conciliação de Cartões Audtax” para “Conciliação de Cartões CashMonitor”. Onde será possível realizar a consulta de títulos e baixas geradas através da integração.

A configuração da integração com o CashMonitor possibilitará também ao usuário realizar consultas das situações e reprocessamento dos arquivos em MLO | Monitor | Monitor de Transação de Lojas, aba CashMonitor.

1.2 Configuração ACOM Remoto

Para o funcionamento do processo é necessário que o ACOM Remoto esteja instalado na máquina em que estiver sendo utilizada pelo usuário para que o mesmo realize a integração. Este programa é responsável pela transferência dos arquivos locais do cliente (Financeiro, Vendas, Cupom e Fiscal), para nosso servidor de integração no datacenter ACOM.

O ACOM Remoto¹ utiliza um arquivo de licenças gerado pelo ACOM CashMonitor Service no Integra com isso deve-se marcar o campo Data Center disponibilizado na tela.

¹ Dúvidas quanto a instalação do ACOM Remoto acessar o Manual Técnico de Integração – ACOM Remoto.

Campo Atribuição
Diretório Local de Arquivos Diretório em que o ACOM Remoto buscará os arquivos .csv.
Tempo de Execução do Serviço em Minutos Intervalo de tempo que o ACOM Remoto fará a varredura no diretório.

2.0 Integração

2.1 ACOM Remoto X Integra

O ACOM Remoto instalado na estação/servidor do cliente enviará os arquivos .csv (CASHBAIXA_[cnpj]_[data].csv ou CASHPROVISAO_[cnpj]_[data].csv) para o servidor do Integra da ACOM.

No Integra estará rodando o ACOM CashMonitor Service que irá monitorar a pasta onde o ACOM Remoto depositou os arquivos (isso deve ser configurado no ACOM CashMonitor Service). De tempos em tempos, conforme configuração, o serviço irá importar os arquivos para as bases configuradas. Tal importação consiste em inserir os registros na base, validar se todos os cadastros básicos necessários no EVEREST existem e gerar os títulos e/ou pagamentos no EVEREST, exatamente da mesma forma que o processo da Audtax.

Em caso de erros cadastrais, como Produto, Bandeira ou Cartão, é possível realizar a correção e logo após reprocessar o arquivo através do módulo MLO –- Monitor de Integração, em MLO | Monitor | Monitor de Transação de Lojas | aba CashMonitor.

Erros de formato de arquivo, como arquivos duplicados e/ou nome incorreto, serão barrados ainda no ACOM CashMonitor Service, ficando registrados na tabela LogServico.

2.2 Conciliação CashMonitor

O serviço de conciliação, acessado em ADF | BCO | Conciliação | Conciliação de Cartões CashMonitor, fará o envio dos arquivos separados em duas divisões, previsões e recebimentos. As previsões serão todas as vendas recebidas do dia em que foi realizada a integração em diante e os recebimentos serão os créditos anteriores ao dia da integração nos quais a empresa tem com a adquirente.

Exemplos:

Previsões: Data da integração: 23/08/2016, recebimento da operadora: 23/09/2016.

Recebimentos: Data da integração: 23/08/2016, recebimento da operadora: 15/08/2016.

cashmonitor

 

 

 

 

 

 

Quando aberto através do duplo clique na aba Títulos a tela irá mostrar a transação e os valores que foram utilizados para compor o título da tela anterior.

Quando aberto através do duplo clique na aba Bancos serão exibidas todas as movimentações (CVs) que formaram o crédito no dia, assim como a previsão de venda, vinda por CV (comprovante de venda), e o pagamento.

cashmonitor2

Ao receber o pagamento, o sistema deverá deixar vinculado no CV a data da liquidação e o ID da transação que foi feita no banco.

Os dados integrados são divididos por: Adquirente (Operadora) -> Bandeira -> Produto -> Data de Recebimento.

2.2.1 Baixa dos Títulos

Para realizar a baixa dos títulos, o EVEREST fará a comparação de cada informação de recebimento com cada informação de título gerado anteriormente, assim se todas as vendas de um título forem recebidas o título é baixado. Caso o título continue com valores pendentes ele permanecerá em aberto, caso haja recebimento superior ao esperado de uma adquirente a empresa obterá crédito em determinado banco, assim tendo que realizar as baixas manualmente via EVEREST.

Tags