Manual Vooo – Conciliação de Recebíveis

SOBRE A VOOO E O MÓDULO VOOO.EXE DO EVEREST

Empresa parceira da ACOM Sistemas, a Vooo faz a conciliação de recebíveis através de uma plataforma própria. Os recebimentos realizados através das maquinetas de cartão são enviados à Vooo, que concilia as informações e devolve ao EVEREST esses dados, para a geração de Títulos a Receber.

No EVEREST 3.0, foi desenvolvido o módulo VOOO.EXE, que permite utilizar a integração com este serviço. Tal módulo também foi adaptado para uso na versão 2.11 do Sistema.

Além do VOOO.EXE, para o correto funcionamento desta integração, é necessário realizar algumas alterações cadastrais/configurações no ADFMLO e ACOMSERVICE.

O que a Vooo faz?

De acordo com o site da Vooo:
“A Vooo, através de sua plataforma, faz a conciliação de recebíveis da sua empresa. Nosso pessoal especializado concilia todo o detalhe recebido dos diferentes meios de pagamentos, bancos e sistemas internos e entrega as informações já depuradas e analisadas. Fazemos todas as etapas da conciliação, desde autorização de venda até a liquidação financeira.”.
Confira a Apresentação Geral Vooo

O que são Notificações de Vendas?

A Notificação de Vendas consiste no registro, na API da Vooo, dos recebimentos realizados através de POS (maquineta de cartão), para que sejam conciliados com os valores informados pelas provedoras de cartão.

Como os Títulos são gerados no EVEREST?

No módulo VOOO.EXE., o usuário informa períodos e empresas para os quais deseja buscar informações na API da Vooo e o Sistema gera os Títulos para os recebimentos encontrados.

O sistema realiza a liquidação dos Títulos?

Atualmente não. Apesar de a Vooo oferecer em sua API um método para informação sobre a liquidação dos Títulos, a ACOM optou por não implementar essa funcionalidade neste momento.

MANUAL DO USUÁRIO

Conforme descrito anteriormente, a Integração com a Vooo pode ou não incluir a Notificação de Vendas. Caso esteja habilitada, a notificação é realizada automaticamente pelo ACOM SERVICE e registra na API da Vooo, os recebimentos que devem ser conciliados para que sejam confrontados com os dados fornecidos pelas operadoras de cartão. Se estiver desabilitada, o EVEREST apenas recebe os dados disponibilizados pelas operadoras, sem conciliação, para geração dos Títulos a Receber.

Processo de Integração com Notificação de Venda

Nessa representação, os detalhes de cada etapa do processo foram abstraídos, para facilitar o entendimento.
Nessa representação, os detalhes de cada etapa do processo foram abstraídos, para facilitar o entendimento.

Processo de Integração sem Notificação de Venda

Nessa representação, os detalhes de cada etapa do processo foram abstraídos, para facilitar o entendimento
Nessa representação, os detalhes de cada etapa do processo foram abstraídos, para facilitar o entendimento.

Notificação de Venda

Notificação de Vendas consiste no registro, na API da Vooo, dos recebimentos realizados através de POS (maquineta de cartão), para que sejam conciliados com os valores informados pelas provedoras de cartão.

Configuração para usar ou não a Notificação de Vendas, é realizada por empresa, na tela de configuração do módulo VOOO.EXE: quando o campo “Utilizar envio de vendas” estiver marcado, significa que a empresa utiliza notificação, desmarcado, significa que ela não utiliza.

Tela de Configuração da Notificação de Venda.
Tela: Configuração da Notificação de Venda.

Fluxo Seguido pelo Sistema para a Notificação de Vendas

Nessa representação, os detalhes técnicos do processo foram abstraídos, para facilitar o entendimento.Nessa representação, os detalhes técnicos do processo foram abstraídos, para facilitar o entendimento.

  1. Transmitir Notificações de Vendas
    Para que a transmissão ocorra é necessário que as URLs da API estejam corretamente cadastradas na tela de “URLs API” e que a empresa tenha registro ativo cadastrado com as informações de autenticação na API na tela de “Configuração” do módulo VOOO.EXE.
Tela : URLs API.
Tela : URLs API.
Tela: Configuração
Tela: Configuração.

Após executar as rotinas de integração de dados de PDV’s já existentes, o ACOM SERVICE executa a rotina de Transmissão das Notificações. Para isso, o serviço seleciona recebimentos de acordo com os seguintes critérios:

  • Recebimentos ainda não transmitidos para a API Vooo;
  • Recebimentos de comandas com Data de Movimento igual à Data de Última Notificação (campo Data Última Notificação da tela de Configuração) mais um dia;
  • Recebimentos cuja bandeira esteja cadastrada na aba Tipo Pagamento do MLO, com a Forma 575.

Além dos critérios listados, o cartão de crédito do tipo de pagamento deve estar corretamente cadastrado na tela de Vínculo de Cartões de Crédito. Do contrário, caso todos os critérios acima sejam atendidos, mas não haja o vínculo, a notificação será registrada no ERP como Não Transmitida. Posteriormente, o vínculo pode ser corrigido e a transmissão realizada manualmente pela aba de Notificação de Venda do módulo VOOO.EXE.

Tela: Configuração MLO – Destaque para os campos: Cartão de Crédito e Forma.Tela: Configuração MLO – Destaque para os campos: Cartão de Crédito e Forma.

Tela: Configuração MLO – Destaque para os campos: Cartão de Crédito e Forma.
Tela: Configuração MLO – Destaque para os campos: Cartão de Crédito e Forma.

2. Registrar Notificações – O sistema da Vooo, através de sua API, registra os recebimentos para conciliação.
3. Informar Situação Notificações – Após registrar as Notificações, a Vooo informa a situação de cada registro transmitido (podem existir inconsistências decorrentes de falhas no cadastro de vínculos de cartões de crédito).
4. Registrar Notificações no ERP – Ao receber a situação dos registros transmitidos, o serviço atualiza a situação dos recebimentos notificados. Os erros podem ser consultados em detalhes, na aba de Notificação de Venda.

 
Tela na qual devem ser transmitidos manualmente os recebimentos que, por falta de vínculo entre o cartão de crédito e as configurações da Vooo, não puderam ser transmitidos automaticamente pelo ACOMSERVICE.
Tela na qual devem ser transmitidos manualmente os recebimentos que, por falta de vínculo entre o cartão de crédito e as configurações da Vooo, não puderam ser transmitidos automaticamente pelo ACOMSERVICE.

IMPORTANTE: 
Caso a bandeira não esteja configurada com a Forma 575 no Tipo de Pagamento na tela de “Configuração MLO” o Sistema irá entender que os recebimentos dessa bandeira não serão conciliados/integrados via Vooo. Essa é uma situação que pode ser realizada em alguns casos como dinheiro, cheque e/ou assinadas.

Notificação de Venda – Manual

Caso a notificação automática não consiga transmitir algum recebimento ou receba algum status de erro como resposta da API da Vooo, os recebimentos estarão listados na aba Notificação de Venda do módulo VOOO.EXE. As situações serão: Com Erro ou Não Transmitido, de acordo com o caso, e detalhes sobre o que ocasionou o problema podem ser obtidos na coluna Detalhe Situação.

Aba Notificação de Venda – Destaque para as colunas Situação e Detalhe Situação.
Aba Notificação de Venda – Destaque para as colunas Situação e Detalhe Situação.

Na maioria dos casos, os erros serão causados por configurações incorretas na tela de Vínculo de Cartões de Crédito ou, quando em fase de Implantação, devido a erros de configuração na Vooo. No segundo caso, é necessário acionar o suporte da empresa parceira.

Com as devidas correções realizadas, basta selecionar os registros através da coluna Sel. e clicar no botão Transmitir.

Aba Notificação de Venda - Destaque para a coluna Sel. e botão Transmitir.
Aba Notificação de Venda – Destaque para a coluna Sel. e botão Transmitir.

Geração de Títulos

Na Geração de Títulos, o EVEREST busca os recebimentos que devem gerar Títulos a Receber na API da Vooo e então agrupa esses registros para criar efetivamente esses Títulos. Além disso, também são geradas movimentações de estorno de recebimentos que foram cancelados pela operadora do cartão. Nesse caso, existem duas possibilidades, cancelamento e chargeback.  Ambos estornam Títulos, gerados no Contas a Receber.
Trata-se de um processo manual, no qual o usuário precisa acessar a aba Geração de Títulos, do módulo VOOO.EXE.

Aba de Geração de Títulos.
Aba de Geração de Títulos.
  • As URL’s da API devem estar corretamente cadastradas na tela de URL’s API do módulo VOOO.EXE;
  • A empresa deve ter registro ativo, cadastrado com as informações de autenticação na API na tela de Configuração do módulo VOOO.EXE.

Além disso, validações são feitas registro a registro no momento de gerar os Títulos, garantindo que todos os cartões de crédito dos recebimentos que estão gerando financeiro, estejam cadastrados na tela de Vínculo de Cartões. Para mais detalhes sobre quais cadastros são validados, verificar a seção Implantação (itens 3.c e 4.a.)

Grade de dados:

Os registros exibidos na grade, são os Títulos a Receber gerados pela Integração com a Vooo. Cada Título é um agrupamento de um ou mais recebimentos, considerando data da venda, data prevista para liquidação, cartão de crédito e percentual de taxa da operação.

Através da coluna Detalhes, é possível consultar os recebimentos agrupados no Título (será aberta a tela Detalhes do Movimento).

Grade de dados da aba Geração de Títulos.
Grade de dados da aba Geração de Títulos.

Fluxo Seguido pelo Sistema, para a Geração de Títulos a Receber.

O início deste processo acontece quando o usuário clica no botão “Gerar Títulos (consultar API Vooo)”. Nessa representação, os detalhes técnicos do processo foram abstraídos, para facilitar o entendimento. O início deste processo acontece quando o usuário clica no botão “Gerar Títulos (consultar API Vooo)”.
Nessa representação, os detalhes técnicos do processo foram abstraídos, para facilitar o entendimento.

  1.  Consultar Conciliações e Cancelamentos

O EVEREST consulta a API da Vooo, buscando primeiramente os recebimentos e depois cancelamentos/chargebacks, filtrando pela empresa e período informados em tela.

  1. Informar Conciliação/Cancelamentos

A API da Vooo retorna os recebimentos registrados para a empresa/período, fazendo a conciliação entre o que foi enviado pela Notificação de Venda e pela provedora de cartões. Caso não tenha sido usada a notificação são considerados apenas os dados das provedoras.

  1. Gerar Títulos a Receber

Para os recebimentos que estejam nas situações abaixo na conciliação da Vooo, o Sistema gera Título a Receber, agrupando por cartão de crédito, data da venda, data de prevista para liquidação e percentual da taxa do cartão:

  • Conciliado – O recebimento foi transmitido em Notificação de Venda e foi conciliado com sucesso;
  • Conciliado com Correção – O recebimento foi transmitido em Notificação de Venda e foi conciliado com sucesso, mas com ajuste (horário, valor, ou algum outro atributo que teve diferença entre os dados enviados na notificação e pela provedora);
  • Não Registrado – Não foi transmitido em Notificação de Venda, mas foi informado pela provedora.

A situação de cada Título na conciliação, pode ser consultada na tela de Detalhes do Movimento:

Tela: Detalhes do Movimento – Destaque para opção que abre a tela e coluna que exibe a situação da conciliação.
Tela: Detalhes do Movimento – Destaque para opção que abre a tela e coluna que exibe a Situação da Conciliação.
  1. Gerar Movimentações de Cancelamentos

Para os cancelamentos e chargebacks encontrados, o Sistema irá gerar movimentações nos Títulos gerados, a fim de estornar do Título, os valores que não serão recebidos.

  1. Carregar os Títulos Gerados em Tela

Depois de todo o processamento, o Sistema carrega em tela os Títulos gerados.

Log de Operações

Nas duas operações que envolvem interação com a API da Vooo, Notificação de Venda e Geração de Títulos a Receber, o EVEREST registra as requisições realizadas de forma a permitir auditoria. Esse recurso pode ser útil para identificar problemas de mau uso ou mau funcionamento da integração.

Notificação de Venda

Na aba Notificação de Venda, o acesso ao log de operações é feito através do botão Consultar Log Notificação, que abre a tela Consulta Log Notificações. Nela, é possível filtrar por empresa e período, consultando as Notificações transmitidas de forma automática ou manual, com a possibilidade de salvar os arquivos enviados e recebidos da API Vooo.

Aba Notificação de Venda – Destaque para opção de consulta ao log.
Aba Notificação de Venda – Destaque para opção de consulta ao log.
Tela: Consulta Log Notificações.
Tela: Consulta Log Notificações.

Geração de Títulos

Na aba Geração de Títulos, o acesso ao log de operações é feito através do botão Consultar log geração de títulos, que abre a tela Consulta Log. Nela, é possível filtrar por empresa, período de execução da geração ou período de venda, consultando as requisições feitas na API da Vooo em todas as Gerações de Título.
Também é possível salvar os arquivos transmitidos e recebidos da API.

Aba Geração de Títulos – Destaque para opção de Consulta ao Log.
Aba Geração de Títulos – Destaque para opção de Consulta ao Log.

Aplicação Web Vooo

Para auxiliar os usuários na conciliação, a Vooo oferece uma aplicação web na qual os dados transmitidos por Notificações de Venda e recebidos de provedoras de cartão, podem ser consultados. Essa ferramenta é de responsabilidade da Vooo e serve apenas como consulta aos dados da conciliação.

IMPORTANTE:
Os dados de acesso devem ser solicitados à Vooo.

Tela de acesso ao aplicativo Web Vooo.
Tela de acesso ao aplicativo Web Vooo.
Tela principal do aplicativo Web Vooo.
Tela principal do aplicativo Web Vooo.
Tela de Resumo de Vendas.
Tela de Resumo de Vendas.

1 comment

Comments are closed.