Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) demonstra, em forma de consulta e relatórios, a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido da empresa.

Conforme a Lei nº 11.638, o patrimônio líquido é dividido em capital social, reserva de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

1.1 Aba Consulta

A aba de consulta da DMPL irá apresentar todas as DMPLs cadastradas e a situação de cada uma, com a possibilidade de pesquisa.

Através do botão Novo é possível realizar o cadastro de uma nova DMPL.

Campos: Aba Consulta

Campo Atribuição
Código Código identificador da estrutura da DMPL.
Descrição Descrição da DMPL.
Situação Situação da DMPL.

1.2 Aba Cadastro

Na aba de cadastro da DMPL é possível visualizar os planos contábeis, a estrutura e configuração de uma DMPL cadastrada como também possibilita o cadastro de novas DMPLs.

Como padrão, o aplicativo de DMPL já vem com um modelo de estrutura da DMPL, necessitando apenas realizar a vinculação do Plano Contábil, da Conta de Patrimônio Líquido e a vinculação das contas do Plano Contábil a estrutura.

Obs.: O modelo já pré-cadastrado pode ser alterado conforme a necessidade, mas a ACOM Sistemas sugere que quando for necessário alterar a estrutura seja realizada a duplicação da DMPL, através da função de duplicação, alterando assim a DMPL duplicada.

Campos de Cadastro: Aba Cadastro

Campo Atribuição
Código Código identificador da DMPL. Preenchido automaticamente pelo aplicativo.
Descrição Descrição da DMPL a ser cadastrada. Campo de preenchimento obrigatório.
Situação Situação da DMPL. Na inclusão, por padrão, a sua situação será ATIVO, podendo ser cancelada a qualquer momento pelo usuário.

Para cadastrar uma nova DMPL é necessário informar todos os dados acima apresentados e salvar. Uma vez que esteja salvo é preciso realizar a configuração do Plano Contábil, da estrutura da DMPL e realizar as vinculações das Contas do Plano Contábil a estrutura.

1.2.1 Aba Plano Contábil

Na aba Plano Contábil, é necessário realizar o cadastro dos planos contábeis que farão parte da DMPL e sua respectiva conta de patrimônio líquido.

Obs.: Só são apresentadas contas de patrimônio líquido de 2º e 3º nível que estejam vinculadas ao plano contábil selecionado.

1.2.2 Aba Estrutura

Após cadastrados os planos contábeis que serão utilizados na DMPL é necessário realizar o cadastro da estrutura da DMPL. O cadastro da estrutura é dividido em Linhas e Colunas, onde as linhas são agrupadas por grupo. Os dados cadastrados na coluna representam o tipo de patrimônio e as linhas apresentam o motivo da variação.

Campos de Cadastro: Aba Estrutura

Campo Atribuição
Grupos e Linhas
Descrição Descrição do Grupo ou Linha que fará parte da estrutura da DMPL.
Tipo Tipo da estrutura que está sendo cadastrado, podendo ser Grupo ou Linha. O primeiro registo sempre é um grupo e a partir do cadastro dele é possível realizar o cadastro das linhas.

Obs.: Ao cadastrar uma linha obrigatoriamente deve ser informado o grupo ao qual ela pertence.

Grupo Grupo ao qual a linha pertence.

Importante:

  • Esse campo só é habilitado caso esteja sendo cadastrado um registro que possua o Tipo = Linha.
  • Para realizar a alteração do grupo de uma linha é necessário selecionar a linha, alterar a informação de grupo e em seguida salvar o registro.
  • Só serão apresentados os grupos cadastrados para a DMPL que está sendo configurada.
Colunas
Descrição Descrição das colunas que farão parte da estrutura da DMPL.

Obs.: Um grupo só pode ser excluído caso não haja nenhuma linha vinculada a ele. Uma linha e/ou coluna pode ser excluída mesmo que haja vinculo, porém é apresentada uma mensagem de confirmação. Ao confirmar a exclusão, todos os vínculos e valores de lançamentos já calculados serão excluídos.

1.2.3 Aba Vínculos

Após a configuração da estrutura da DMPL é necessário realizar o (s) vínculo (s) das contas do plano contábil, do grupo de patrimônio líquido, a estrutura de linha/coluna. Para cada plano contábil cadastrado é necessária a realização dessa vinculação.

Obs.: Para que a DMPL seja apresentada na aba Resultados é necessário ter ao menos a vinculação de uma conta a uma estrutura.

Campos da grade: Aba Vínculos

Campo Atribuição
Linhas Linhas cadastradas na aba estrutura.
Colunas Colunas cadastradas na aba estrutura.
Vínculo Plano Contábil O Botão é utilizado para o vínculo entre a estrutura da DMPL e as contas do plano contábil.

Este botão estará ativo em todas as linhas pertencentes a um grupo.

Importante:

  • O aplicativo não permite que uma conta contábil seja vinculada a mais de uma estrutura da DMPL.
  • Só é possível vincular as contas de último nível.

Obs. Todas as empresas que estiverem vinculadas ao plano contábil configurado poderão utilizar a DMPL.

1.3 Aba Lançamento

Após cadastrada e estruturada a DMPL, o usuário poderá começar a calcular os lançamentos mensais de cada conta. Ao informar a empresa, a DMPL e o mês/ ano, o aplicativo irá realizar o cálculo das contas da DMPL com base na movimentação da (s) conta (s) do plano contábil vinculado.

Essa aba apresenta também a conta de patrimônio líquido vinculada ao plano contábil configurado para a DMPL, apresentando o Valor do Saldo dessa conta e a diferença entre o Valor do Saldo e o Valor Total do Saldo Final da DMPL.

Campos de Cadastro: Aba Lançamento

Campo Atribuição
Empresa Informar a empresa que o usuário irá realizar o cálculo da DMPL. O aplicativo irá apresentar o código da empresa, fantasia e CNPJ. Obs.: só serão apresentadas as empresas que o usuário está vinculado.
DMPL Informar a DMPL que deseja realizar o cálculo. O aplicativo irá apresentar o código e a descrição da DMPL. Obs.: só serão apresentadas as DMPLs com a situação = Ativo.
Mês/ Ano Informar o mês e ano que deseja realizar o cálculo da DMPL. Após informar esse campo, o aplicativo irá apresentar na grade a estrutura cadastrada para a DMPL selecionada e seus respectivos valores, caso exista.
Conta de Patrimônio Líquido Conta de patrimônio líquido vinculada ao plano contábil da empresa informada. O aplicativo irá apresentar o código, descrição e sinal da conta.
Valor Saldo Valor do saldo final da conta de patrimônio líquido.
Diferença Resultado do cálculo (Variação Saldo – Saldo Final Total).

Obs.: A diferença entre o total da DMPL e o valor do saldo da conta de patrimônio líquido deve ser 0,00 (Zero). Essa consistência é exigida pelo SPED e o não cumprimento gera uma rejeição.

Grade de Movimentações
Linhas Linhas cadastradas na aba estrutura, além de 3 linhas adicionais:

  • Saldo Inicial: valor do Saldo das contas vinculadas a estrutura da DMPL. Esse valor pode ser alterado manualmente.
  • Total Movimento: somatório dos valores dos grupos presentes na DMPL.
  • Saldo Final: cálculo do saldo final (Total Movimento + Saldo Inicial).

O valor apresentado em cada linha mensal equivale ao somatório do movimento de cada conta vinculada.

Colunas Colunas cadastradas na aba estrutura, além da coluna adicional Total, localizada após a última coluna cadastrada.

Apresenta o valor movimentado para cada tipo de patrimônio líquido X motivo de variação. O aplicativo irá realizar o cálculo dos valores caso a estrutura possua vínculo com contas do Plano Contábil não possibilitando alteração de valor. Caso a conta DMPL não possua nenhum vínculo com conta do plano contábil esse campo será apresentado com o valor 0,00 e terá a possibilidade de inclusão manual de valor. Caso o usuário opte por informar algum valor, o mesmo será acrescido ou debitado do Total Movimento conforme o sinal da conta.

Obs.: Conta com sinal Débito é contabilizado com o sinal invertido e conta com sinal Crédito é contabilizado com o mesmo sinal.

Grade de Detalhamento de Contas (mostra as contas contábeis vinculadas a estrutura da DMPL)
Conta Código da conta contábil vinculada a linha/coluna da DMPL.
Descrição Descrição da conta contábil vinculada a linha/coluna da DMPL.
Classificação Classificação da conta contábil vinculada a linha/coluna da DMPL.
Sinal Sinal da conta contábil vinculada a linha/coluna da DMPL.

Após realizado o lançamento de uma DMPL e a mesma sofrer alterações nas vinculações das contas ou alterações nos lançamentos contábeis é possível realizar a recálculo dos valores através do botão Recalcular. Para realização do recálculo é necessário localizar o lançamento da DMPL que deseja ajustar e clicar no botão

Obs.: Quando for realizado o recálculo de uma DMPL, o aplicativo irá manter os valores digitados manualmente, e recalcular os valores das células que possuam contas vinculadas. Caso tenha sido alterado o valor do Saldo Inicial de uma coluna que possua linhas com contas vinculadas, o aplicativo irá desconsiderar o Saldo Inicial informado e fará o recalculo com base nos valores das contas.

1.4 Aba Resultados

O resultado é disponibilizado após o lançamento da DMPL, podendo ser analisado por empresa ou consolidado.

Ao informar os dados necessários para a consulta, deve-se clicar no botão para que o aplicativo realize a montagem da grade de resultados. Caso no período passado possua meses que não exista lançamento, o aplicativo apresenta uma mensagem para que seja confirmado se realmente deseja realizar a análise da DMPL com meses sem lançamento.

Campos: Aba Resultado

Campo Atribuição
Empresa Informar a empresa que o usuário irá analisar os lançamentos da DMPL. O aplicativo irá apresentar o código da empresa, fantasia e CNPJ.

Obs.: só serão apresentadas as empresas que o usuário está vinculado.

Ao lado do campo fantasia possui o botão Consolidar que permite a consolidação das empresas. Ao clicar nele, é aberta a tela Consolidar Empresa, onde é possível selecionar mais de uma empresa e consultar os dados de forma unificada. Mais detalhes sobre o funcionamento da tela de Consolidar Empresa no tópico 1.6.

DMPL Informar a DMPL que deseja realizar a análise. O aplicativo irá apresentar o código e a descrição da DMPL.

Obs.: só serão apresentadas as DMPLs com a situação = Ativo.

Mês/ Ano Inicial e Mês/ Ano Final Informar o período que deseja realizar a consulta, onde ao informar o mês/ ano inicial e final é apresentada, na grade de resultados, os valores do intervalo de meses do ano informado que possui cálculo gerado da DMPL.
Moeda Na seção de moeda é possível realizar a análise de valores com base na cotação diária da moeda desejada.

São apresentados os campos:

Moeda: é apresentada para seleção, todas as moedas cadastradas no EVEREST e que esteja com a situação = Ativo.

Data da Cotação: é apresentada, como padrão, a data atual com a possibilidade de alterá-la para qualquer outra data (anterior ou futura).

Valor da Cotação: é apresentado o valor da cotação da moeda selecionada levando em consideração o campo base da cotação.

Base da Cotação: é apresentada, como padrão, a base Data Informada, onde caso exista cotação cadastrada para a moeda da data de cotação informada, o aplicativo irá apresentar o valor cadastrado, caso não exista cotação o aplicativo irá utilizar o valor 1,00.

  • Primeiro dia do mês: ao utilizar essa base, o aplicativo irá apresentar a cotação da moeda do primeiro dia do mês da data de cotação informada, caso exista.
  • Último dia do mês: ao utilizar essa base, o aplicativo irá apresentar a cotação da moeda do último dia do mês da data de cotação informada, caso exista.
  • Média do mês: ao utilizar essa base, o aplicativo irá apresentar a média da cotação da moeda do mês da data de cotação informada.

Na montagem da grade, o aplicativo irá apresentar a estrutura da DMPL com seus respectivos valores. Após a consulta desejada pode ser realizada a impressão do relatório através do botão .

1.5 Componentes Gerais

Ícones Função
Inclui um novo registro.
Salva os dados informados na tela.
Cancela a inclusão ou alteração que esteja realizando. Os dados inseridos serão perdidos.
Altera a situação do registro, entre ATIVO e CANCELADO.
Duplica o registro selecionado, criando assim um novo registro com os mesmos dados do original.
Retorna ao primeiro registro.
Retorna para o registro anterior ao selecionado.
Avança para o registro posterior ao selecionado.
Avança para o último registro.
Altera a ordem do registro para uma posição acima da selecionada.
Altera a ordem do registro para uma posição abaixo da selecionada.
Sai da tela. Ao clicar, o aplicativo fechará a tela.
Acessa as informações de ajuda referentes à tela. Ao clicar, o usuário é direcionado à Wikitec da ACOM Sistemas.

1.6 Consolidar Empresas

Ao clicar no botão Consolidar, localizado ao lado do nome fantasia da empresa, o sistema irá apresentar todas as empresas que o usuário logado possui acesso. Como padrão, todas as empresas estarão selecionadas, porém caso não queira agrupar os dados de alguma das empresas basta desmarca-la na grade.

 

Nessa tela é possível realizar as seguintes consolidações:

Campo Atribuição
Consolidar por Empresa Padrão Ao marcar essa flag, o sistema irá realizar a pesquisa com os dados da empresa padrão do usuário logado.
Matriz/ Filial Ao selecionar uma Matriz ou Filial, o sistema irá apresentar na grade as empresas que fazem parte da estrutura.
Vertical Ao selecionar uma vertical, o sistema irá apresentar na grade as empresas que fazem parte da estrutura. Obs.: na 2.11 essa informação se refere a Unidade de Negócio em que a empresa está vinculada.
Coligadas Ao selecionar um grupo de coligadas, o sistema irá apresentar na grade as empresas que fazem parte dessa estrutura. Obs.: essa funcionalidade se encontra disponível apenas na versão 3.0 do EVEREST.

Ao escolher qualquer uma das estruturas acima, o sistema irá selecionar todas as empresas que fazem parte do grupo.

Após selecionar as empresas que deseja consolidar os dados é necessário clicar no botão Gravar.

 

Tags