Demonstrativo de Fluxo de Caixa

DFC – Demonstração de Fluxo de Caixa

A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) demonstra, em forma de consulta e relatórios, as entradas e saídas de dinheiro do caixa (caixa e contas bancárias) e equivalentes de Caixa (investimento de baixo risco e liquidez imediata) durante um determinado período. Dessa forma, é possível apurar o resultado do fluxo de caixa da empresa em determinado período e sua posição financeira.

O processo de DFC no EVEREST é um aplicativo adicional, que permite a consulta, o cadastro e configuração de nova DFC, vinculação com as contas do Plano Contábil, lançamento do demonstrativo mensal para cada empresa e a análise dos resultados.

1.1 Aba Consulta

A aba de consulta da DFC irá apresentar todas as DFC cadastradas e a situação de cada uma, com a possibilidade de pesquisa.

Através do botão Novo é possível realizar o cadastro de uma nova DFC.

Campos: Aba Consulta

Campo Atribuição
Código Nesse campo é apresentado o código identificador da estrutura da DFC.
Descrição Nesse campo é apresentada a descrição da DFC.
Situação Nesse campo é apresentada a situação de cada DFC.

1.2 Aba Cadastro

Na aba de cadastro da DFC é possível visualizar a estrutura de uma DFC cadastrada como também possibilita o cadastro de novas estruturas de DFC.

Como padrão, o aplicativo de DFC já vem com dois modelos de DFC, um de método direto e outro de método indireto, necessitando apenas realizar a vinculação das contas do Plano Contábil.

Obs.: Os modelos já pré-cadastrados podem ser alterados conforme a necessidade, mas a ACOM Sistemas sugere que quando for necessário alterar a estrutura seja realizada a duplicação da DFC, através da função de duplicação, alterando assim a DFC duplicada.

Campos de Cadastro: Aba Cadastro

Campo Atribuição
Código Nesse campo é apresentado o código identificador da estrutura da DFC. Ele será preenchido automaticamente pelo aplicativo.
Descrição Esse campo é de preenchimento obrigatório e deverá conter a descrição da DFC a ser cadastrada.
Máscara Esse campo é de preenchimento obrigatório, onde deverá ser informada a máscara do plano da DFC, definindo assim a estrutura e o nível. Esse campo é utilizado para organizar a visualização e impressão dos dados.
Nível Nesse campo é apresentado o nível da DFC, ele é de preenchido automaticamente com base na informação do campo Máscara.
Método Nesse campo deverá ser informado o método a ser utilizado na DFC, podendo ser:

Direto (quando se basear nas classes de recebimento e nos desembolsos das atividades operacionais).

Indireto (quando se basear nos lucros e prejuízos do exercício). Esse campo é de preenchimento obrigatório.

Situação Nesse campo será apresentada a situação da DFC. Na inclusão, por padrão, a sua situação será ATIVO, podendo ser cancelada a qualquer momento pelo usuário.
Expandir Através desse campo será possível expandir a estrutura cadastrada da DFC, dessa forma, quando o campo estiver marcado o aplicativo mostrará todas as contas pais e filhas na grade. Ao desmarcar, o aplicativo irá apresentar apenas as contas pai, podendo expandir somente as contas que desejar.

Para cadastrar uma nova DFC, é necessário informar todos os dados acima apresentados e salvar a DFC. Uma vez que esteja salvo é preciso realizar a montagem da estrutura na grade. Nesse momento é necessário informar todas as contas pai e suas contas filha, até a conta de último nível. Na conta de último nível, caso necessário, é possível realizar o vínculo com as contas do plano contábil.

Para realizar a inclusão das contas da DFC na grade é necessário utilizar os botões encontrados na parte inferior da grade ou pode-se utilizar as teclas de atalho, ambos apresentados no tópico 1.6 do documento.

Obs.: Só será possível mover uma conta de um grupo para outro caso ainda não possuam cálculos realizados.

Campos da grade: Aba Cadastro

Campo Atribuição
Classificação Nesse campo é apresentada a classificação da conta que está sendo incluída. Ele será gerado automaticamente pelo aplicativo de acordo com a máscara cadastrada para a DFC.
Descrição Esse campo é de preenchimento obrigatório e deverá ser informada a descrição da conta.
Sinal Esse campo é de preenchimento obrigatório e deverá ser informado o sinal da conta a ser cadastrada, sendo conta de Débito ou Crédito.
Tipo de Ajuste Nesse campo deverá ser informado o tipo de ajuste, sendo que, só será possível realizar o preenchimento do mesmo quando a DFC for de método Indireto, sendo nesse caso um campo de preenchimento obrigatório.

Quando a DFC for do método Indireto, as contas de ajustes deverão ser preenchidas com o Tipo de Ajuste necessário para correta elaboração da demonstração.

Descrição Tipo de Ajuste Nesse campo deverá ser informada a descrição do tipo de ajuste, sendo que só será possível realizar o preenchimento quando a DFC for de método Indireto. Caso tenha sido informado o tipo de ajuste, o aplicativo irá apresentar automaticamente a descrição do tipo de ajuste.
Situação Nesse campo será apresentada a situação de cada conta de DFC.
Plano Contábil O Botão é utilizado para o vínculo entre a conta da DFC e as contas do plano contábil.

Este botão somente estará ativo em contas de último nível da DFC.

A vinculação de contas da DFC com o plano contábil é por código de plano, possuindo mais de um deve se repetir a vinculação para cada um.

Ao selecionar uma conta, o aplicativo irá configurar, como padrão, o campo Tipo cálculo como Saldo, podendo ser alterado pelo usuário para Movimento.

Caso a conta seja configurada como SALDO, o aplicativo irá somar o saldo das contas contábeis.

Caso seja configurado como MOVIMENTO, o aplicativo irá contabilizar o valor do movimento do mês do lançamento. Com isso, meses sem movimento não serão contabilizados.

Importante:

  • O aplicativo não permite que uma conta contábil seja vinculada a mais de uma conta da DFC.
  • Caso a conta pai (sintética) seja vinculada, o aplicativo irá desabilitar as suas contas filhas (analíticas), entendendo que todo o grupo fará parte do cálculo, caso deseje vincular apenas algumas contas filhas (analíticas) deverá desmarcar a conta pai (sintética).

Obs. Todas as empresas que estiverem vinculadas ao plano contábil configurado poderão utilizar a DFC vinculada ao respectivo plano.

1.3 Aba Lançamento

Após cadastrada e estruturada a DFC, o usuário poderá começar a calcular os lançamentos mensais de cada conta. Ao informar a empresa, a DFC e o mês/ ano, o aplicativo irá realizar o cálculo das contas da DFC com base em todos os lançamentos da (s) conta (s) do plano contábil vinculado.

Obs.: quando for realizado o cálculo ou recálculo de uma DFC que possua lançamentos de meses posteriores o aplicativo irá apresentar uma mensagem alertando o usuário que a alteração irá atualizar os meses posteriores. Caso opte por atualizar, o aplicativo vai alterar o saldo inicial e final de todos os meses seguintes que possuam lançamento.

Campos de Cadastro: Aba Lançamento

Campo Atribuição
Empresa Nesse campo deve ser informada a empresa que o usuário irá realizar o cálculo da DFC. O aplicativo irá apresentar o código da empresa, fantasia e CNPJ. Obs.: só serão apresentadas as empresas que o usuário está vinculado.
DFC Nesse campo deve ser informada a DFC que deseja realizar o cálculo. O aplicativo irá apresentar o código e a descrição da DFC. Obs.: só serão apresentadas as DFCs com a situação = Ativo.
Mês/ Ano Nesse campo deve ser informado o mês e ano que deseja realizar o cálculo da DFC. Após informar esse campo, o aplicativo irá apresentar na grade as contas cadastradas para a DFC selecionada e seus respectivos valores, caso exista.
Saldo Inicial Nesse campo é apresentado o Saldo Inicial do mês e ano informado. Se houver uma DFC de mês anterior calculada, o saldo transportado para o mês e ano do lançamento será o valor do campo Saldo final do mês anterior, se for o primeiro mês de lançamento da DFC este campo deverá ser informado.

Obs.: Quando o Saldo Inicial é transportado do mês anterior este campo não pode ser alterado.

Variação Total Este campo é o somatório das contas de primeiro nível da DFC.
Saldo Final Este campo é o resultado do cálculo (Variação Total + Saldo Inicial).
Grade de Contas
Classificação Nesse campo é apresentada a classificação da conta da DFC selecionada.
Descrição Nesse campo é apresentada a descrição da conta da DFC selecionada.
Tipo de Ajuste Nesse campo é apresentado o tipo de ajuste da conta da DFC selecionada, sendo que só é preenchido caso a DFC informada seja de método Indireto.
Descrição Tipo de Ajuste Nesse campo será apresentada a descrição do tipo de ajuste da conta da DFC selecionada, sendo que só será preenchido caso a DFC informado seja de método Indireto.
Valor Nesse campo será apresentado o valor da conta. O aplicativo irá realizar o cálculo dos valores caso a conta possua vínculo com contas do Plano Contábil. Caso a conta DFC não possua nenhum vínculo com conta do plano contábil esse campo será apresentado com o valor 0,00, na cor vermelha, e terá a possibilidade de inclusão manual de valor. Caso o usuário opte por informar algum valor, o mesmo será acrescido ou debitado da Variação Total conforme o sinal da conta.

Importante:

  • No cálculo dos valores das contas será levado em consideração o campo Tipo Cálculo cadastrado para cada conta.
Grade de Detalhamento de Contas (mostra as contas contábeis vinculadas a conta da DFC)
Conta Este campo mostra o código da conta contábil vinculada a conta da DFC selecionada.
Descrição Este campo mostra a descrição da conta contábil vinculada a conta da DFC selecionada.
Classificação Este campo mostra a classificação da conta contábil vinculada a conta da DFC selecionada.
Sinal Este campo mostra o sinal da conta contábil vinculada a conta da DFC selecionada.

Após realizado o lançamento de uma DFC e a mesma sofrer alterações nas vinculações das contas ou alterações nos lançamentos contábeis é possível realizar a recálculo dos valores através do botão Recalcular. Para realização do recálculo é necessário localizar o lançamento da DFC que deseja ajustar e clicar no botão

Obs.: as contas que tiveram o seu valor lançado manualmente não sofrerão alteração nesse processo de recálculo.

1.4 Aba Resultados

O resultado é disponibilizado em 4 visões (análises) distintas, podendo ser realizada por empresa ou consolidada.

Ao informar os dados necessários para a consulta, deve-se clicar no botão para que o aplicativo realize a montagem da grade de resultados.

Campos: Aba Resultado

Campo Atribuição
Empresa Nesse campo deve ser informada a empresa que o usuário irá analisar os lançamentos da DFC. O aplicativo irá apresentar o código da empresa, fantasia e CNPJ.

Obs.: só serão apresentadas as empresas que o usuário está vinculado.

Ao lado do campo fantasia possui o botão Consolidar que permite a consolidação das empresas. Ao clicar nele, será aberta a tela Consolidar Empresa, onde será possível selecionar mais de uma empresa e consultar os dados de forma unificada. Mais detalhes sobre o funcionamento da tela de Consolidar Empresa no tópico 1.7.

DFC Nesse campo deve ser informada a DFC que deseja realizar a análise. O aplicativo irá apresentar o código e a descrição da DFC.

Obs.: só serão apresentadas as DFCs com a situação = Ativo.

Tipo de Consulta Nesse campo deve ser informado o tipo de consulta que deseja realizar, podendo ser:

Mensal

Ao informar o mês\ ano será apresentada, na grade de resultados, os valores do intervalo de meses do ano informado que possui cálculo gerado da DFC.

Anual

Ao informar o ano será apresentada, na grade de resultados, os valores acumulados do intervalo de ano informado.

Moeda Na seção de moeda é possível realizar a análise de valores com base na cotação diária da moeda desejada.

Nessa seção são apresentados os campos:

Moeda: será apresentada para seleção, todas as moedas cadastradas no EVEREST e que esteja com a situação = Ativo.

Data da Cotação: será apresentada, como padrão, a data atual com a possibilidade de alterá-la para qualquer outra data (anterior ou futura).

Valor da Cotação: será apresentado o valor da cotação da moeda selecionada levando em consideração o campo base da cotação.

Base da Cotação: será apresentada, como padrão, a base Data Informada, onde caso exista cotação cadastrada para a moeda da data de cotação informada, o aplicativo irá apresentar o valor cadastrado, caso não exista cotação o aplicativo irá utilizar o valor 1,00.

  • Primeiro dia do mês: ao utilizar essa base, o aplicativo irá apresentar a cotação da moeda do primeiro dia do mês da data de cotação informada, caso exista.
  • Último dia do mês: ao utilizar essa base, o aplicativo irá apresentar a cotação da moeda do último dia do mês da data de cotação informada, caso exista.
  • Média do mês: ao utilizar essa base, o aplicativo irá apresentar a média da cotação da moeda do mês da data de cotação informada.

Na montagem da grade, o aplicativo irá apresentar todas as contas da DFC com seus respectivos valores, além de inserir após a última conta, três informações adicionais, sendo elas:

  • Saldo Inicial das Disponibilidades: é apresentado o valor do Saldo inicial da DFC.
  • Variação Total das Disponibilidades: é apresentado o somatório dos valores das contas de primeiro nível presentes na DFC.
  • Saldo Final das Disponibilidades: é apresentado o cálculo (Variação Total das Disponibilidades + Saldo Inicial das Disponibilidades).

Após a consulta desejada pode ser realizada a impressão do relatório através do botão .

1.5 Componentes Gerais

Ícones Função
Clique para incluir um novo registro.
Clique para salvar os dados informados na tela.
Clique para cancelar a inclusão ou alteração que esteja realizando. Os dados inseridos serão perdidos.
Clique para alterar a situação do registro, entre ATIVO e CANCELADO.
Clique para duplicar o registro selecionado, criando assim um novo registro com os mesmos dados do original.
Clique para retornar ao primeiro registro.
Clique para retornar para o registro anterior ao selecionado.
Clique para avançar para o registro posterior ao selecionado.
Clique para avançar para o último registro.
Clique para sair da tela. Ao clicar, o aplicativo fechará a tela.
Clique para acesso a informações de ajuda referentes à tela. Ao clicar, o usuário será direcionado à Wikitec da ACOM Sistemas.

 1.6 Teclas de Atalho

Ícones Função
Clique caso queira realizar a inclusão de um novo registro na grade. Tecla de atalho: Insert
Clique caso queira incluir uma nova conta, no mesmo nível da conta selecionada.
Clique caso queira realizar a exclusão de um registro selecionado na grade. Tecla de atalho: Delete
Clique caso queira cancelar a inclusão/ alteração do registro selecionado. Tecla de atalho: Ctrl + R

1.7 Consolidar Empresas

Ao clicar no botão Consolidar, localizado ao lado do nome fantasia da empresa, o sistema irá apresentar todas as empresas que o usuário logado possui acesso. Como padrão, todas as empresas estarão selecionadas, porém caso não queira agrupar os dados de alguma das empresas basta desmarca-la na grade.

 

Nessa tela é possível realizar as seguintes consolidações:

Campo Atribuição
Consolidar por Empresa Padrão Ao marcar essa flag, o sistema irá realizar a pesquisa com os dados da empresa padrão do usuário logado.
Matriz/ Filial Ao selecionar uma Matriz ou Filial, o sistema irá apresentar na grade as empresas que fazem parte da estrutura.
Vertical Ao selecionar uma vertical, o sistema irá apresentar na grade as empresas que fazem parte da estrutura. Obs.: na 2.11 essa informação se refere a Unidade de Negócio em que a empresa está vinculada.
Coligadas Ao selecionar um grupo de coligadas, o sistema irá apresentar na grade as empresas que fazem parte dessa estrutura. Obs.: essa funcionalidade se encontra disponível apenas na versão 3.0 do EVEREST.

Ao escolher qualquer uma das estruturas acima, o sistema irá selecionar todas as empresas que fazem parte do grupo.

Após selecionar as empresas que deseja consolidar os dados é necessário clicar no botão Gravar.

Tags