Venda Expressa

Venda Expressa (VEX) é um aplicativo com a função de registrar operações realizadas em pontos de vendas, de forma independente off-line no modelo autoatendimento/ caixa rápido. Ele é instalado no microcomputador do caixa da loja, integrado com o sistema de autenticação e emissão da INVENTTI para cupons fiscais eletrônicos, NFC-e via troca de informações por meio de DLL’s.

Controla o processo de abertura e fechamento de caixa, realização, cancelamento e fechamento de venda. A importação das informações e operações realizadas no módulo, ocorrem por meio de requisições de serviço Webservices. Os dados capturados pelo VEX são armazenados em um banco de dados XML, localizado na máquina onde o módulo está instalado.

É realizada a transmissão ou recepção de informações a partir de cada sincronização, realizando também a importação dos dados existentes no banco de dados EVEREST do cliente no datacenter.

Na execução do módulo VEX, são disponibilizados 3 modelos de abertura:

  1. Modo Demo: quando o sistema é aberto pela primeira vez e nunca aconteceu uma sincronização com o servidor integra. Este modo é um modelo de apresentação e suas funções são limitadas.
  2. Modo Online: quando é realizada a integração automática com o servidor integra. Essa integração acontece na primeira vez em que o módulo é aberto no dia. Para realizar outras sincronizações no mesmo dia, é necessário realiza-la manualmente.
  3. Modo Off-line: quando a sincronização diária não é realizada, dessa forma o módulo opera com as informações da sincronização anterior. Caso a primeira tentativa de sincronização falhe, ao fechar e abrir novamente o módulo, tentará realizar novamente a sincronização.

1.0 Configurações no EVEREST

Para utilizar o Venda Expressa é necessário realizar algumas configurações prévias no EVEREST.

As configurações a seguir devem ser executadas para todos os itens que devem aparecer no módulo VEX. Os itens que possuem composição, terão sua composição exibida na tela de vendas do módulo VEX, portanto caso a composição deva aparecer na venda, seus respectivos itens também deverão ser configurados, caso contrário não aparecerão. A ideia dos itens de composição é trabalhar com Kits e não com receita de produtos. Exemplo: um kit de vinho mais duas taças, no qual o vinho é o item principal e as duas taças fazem parte de sua composição.

1.1 Item X Natureza de Operação (PDV)

Acessar ADM | Cadastro | Item x Natureza de Operação (PDV)

Formulário onde será cadastrado a natureza de operação (CFOP) referente a venda do item, cada item só pode ter uma CFOP para venda por empresa.

O preenchimento das informações contidas nessa tela de cadastro, são pré-condições para que os itens sejam exibidos no módulo de Venda Expressa.

Essas configurações também podem ser realizadas acessando:

ADM | Cadastro | itens | Botão “Imposto” | Aba natureza de operação (PDV)

1.1.1 Vincular Item X Natureza de Operação – Inclusão de Item

Para realizar a inclusão de itens que serão utilizados no PDV é necessário informar os campos abaixo e acionar o botão Gravar.

Empresa: Código da empresa cadastrada no sistema.

Nat. Operação: CFOP referente a venda do item.

Item: Código do item cadastrado no sistema.

1.1.2 Vincular Item X Natureza de Operação – Importar vários itens

Para realizar importação de vários itens ao mesmo tempo é necessário acionar o botão Importar, que é habilitado ao informar os campos: Empresa, Nat. Operação. Neste momento o sistema irá habilitar a tela “ Importação de itens”, com os campos: Categoria, Tributação, Origem, Família, Grande grupo, Grupo, Subgrupo e NCM.

É possível buscar as informações referentes aos campos pressionando F4.

Ao informar os dados dos campos desejados e clicar no Executar, o sistema irá listar os itens referentes ao campo. Deve-se selecionar os itens que deseja importar e acionar o botão Importar. Neste momento o sistema irá retornar os itens selecionados para a grid da tela Item x Natureza de operação (PDV).

Essas configurações também podem ser realizadas acessando:

ADM | Cadastro | itens | Botão “Imposto” | Aba natureza de operação (PDV)

1.2 Cadastro de Itens

Acessar ADM | Cadastro | Itens

É importante que, no cadastro dos itens, sejam informados os campos:

NCM: Nomenclatura Comum Mercosul

CEST: Código CEST varia de acordo com o produto e tipo de empresa.

 1.2.1 Impostos por Item

Acessar ADM |Cadastro |Itens |Botão “Impostos”

A partir deste formulário deverão ser cadastrados os impostos por empresa referente ao item.

O preenchimento correto dessas informações é muito importante, pois as mesmas serão validadas ao realizar a venda para o SAT e depois SEFAZ. Caso tenha incompatibilidade com o cadastro, a SEFAZ retornará erro na validação do cupom de venda.

1.3 Cadastro Bandeira do Cartão

Acessar MLO |Cadastro |Bandeira |Cartão

Neste formulário deverão ser cadastrados os códigos de recebimento e descrição da bandeira do cartão. Para que as bandeiras sejam apresentadas no formulário de fechamento de venda no módulo VEX é necessário marcar a flag “Utiliza no Venda Expressa” ao salvar.

Importante: não é necessário fazer essa configuração para Dinheiro, Cheque e Voucher, pois já estão configurados direto no módulo.

1.4 Cadastro da Tabela de Preço

Acessar ADV |Preços |Tabela de Preços

Formulário onde serão cadastradas as tabelas de preços que serão utilizadas para o módulo VEX, quando o mesmo realizar a sincronização.

Caso seja utilizada uma tabela especifica para o VEX, para melhor visualização, aconselha-se que a descrição da Tabela esteja identificada com VEX.

Todos os itens cadastrados devem conter valor diferente de zero, caso contrário não será exibido na tela de venda. Para melhor compreensão da tabela de preços: consultar o Manual ADV –- Tabela de Preços.

1.5 Configuração do Usuário

Acessar ADS |Cadastro |Usuário

Neste formulário é possível cadastrar o código do usuário no campo “Código Atendente” que será utilizado no módulo VEX.

Para acessar o módulo de Vendas é necessário realizar liberação do usuário.

Para vincular os usuários que poderão acessar o módulo, é necessário marcar a flag “Acesso ao Venda Expressa”, no formulário de cadastro acessado através do botão Configuração.

1.6 Variações da Operação Fiscal

Acessar FAE |Cadastro |Operações Fiscais |Botão “Variações”| Aba “Fiscais”

Esta configuração depende do regime tributário da empresa. Caso a empresa seja do Simples Nacional, o campo Código do Simples Nacional deve ser informado.

2.0 Venda Expressa

Na tela inicial, localizamos toda a estrutura de Menu do VEX. Os itens do Menu, assim como as informações contida nas telas, estarão descritos abaixo neste documento.

Abaixo do Menu encontram -se informações referentes ao Caixa:

Situação do Caixa (Aberto / Fechado).

Configuração NFC-e / SAT (Configurado / Não Configurado).

Usuário logado (Usuário configurado nos passos anteriores no sistema EVEREST).

Data e Hora.

A logomarca exibida ao fundo da tela inicial é definida na opção do menu “Configuração” Aba “Geral”, descrita no item 2.1.1.

2.1 Configurações VEX

Para iniciar o uso do VEX é necessário realizar a configuração inicial, onde será definida a tabela de preços, o servidor de comunicação, a sequência de autorização entre outras informações.

2.1.1 Configurações Aba Geral

No formulário Configuração Venda Expressa será necessário realizar a configuração dos campos listados a seguir.

Campos: Aba Geral

Campo Atribuição
Data da Última Sincronização Data e hora que foi registrada a última sincronização.
Número do Caixa Número de atribuição a máquina em que o VEX será executado, o número deve ser único. Para que no momento da autenticação da NF durante a comunicação com a SEFAZ não ocorra erro.
Tabela de Preços Neste campo deve ser inserido o código da tabela de preço que será utilizada no módulo, cadastrada no módulo ADV do Sistema EVEREST. Este campo não permite busca. Portanto quem estiver configurando o módulo precisa conhecer o código da tabela. descrito no item 1.4 deste material.
Imagem de Fundo/Logomarca Nestes campos é possível selecionar a imagem de fundo da tela principal e a logo que será exibida no canto superior esquerdo das telas que serão abertas no módulo.
Informar Usuário de Encerramento de Venda Quando esta flag estiver marcada, no momento da venda será obrigatório o preenchimento do campo. Caso a flag esteja desmarcada, o campo virá preenchido com o usuário logado no sistema não permitindo alteração.
Atualização/Diretório de Aplicativos Caminho no qual se encontra o executável do módulo VEX. Caso haja uma substituição de executável os acessos buscarão o último executável liberado, realizando assim automaticamente sua atualização.
Tipo Desconto Estas opções referem-se a forma que o desconto será aplicado nos impostos, podendo variar para cada empresa.

Condicional (Não recalcula os impostos): o desconto atribuído no fechamento da venda não será considerado na base de cálculo dos impostos.

Incondicional (Recalcula os impostos): o desconto atribuído no fechamento da venda será considerado na base de cálculo dos impostos.

Servidor Principal Essas informações serão passadas pela ACOM, pois é referente ao servidor onde será realizada a comunicação e validação dos dados, para acesso ao banco de dados. Essa informação será sempre igual para todas as máquinas que possuírem o módulo. Host/IP, Porta, URL Path.
Servidor Contingência Servidor de Contingência: essas informações não são obrigatórias e serão passadas pela ACOM. Este servidor será ativado caso não seja possível realizar a comunicação com o primeiro servidor. Host/IP, Porta, URL Path.
Token: Chave de identificação da empresa que será validada ao conectar no servidor integra, para sincronização dos dados e atualização. Essa chave será única para cada empresa.

2.1.2 Configurações Aba NFC-e /SAT

Neste formulário é possível realizar a configuração da Sequência de Autorização que será utilizada para a emissão do Cupom Fiscal. Sendo que, só conseguira realizar a emissão caso essa configuração esteja habilitada.

A opção “Habilitar NFC-e / SAT” somente deverá estar no modo “Habilitado” em ambiente de “Homologação” ou “Produção” se a impressora fiscal e as DLL da INVENTTI estiverem instaladas no terminal.

Campos: Aba NFC-e / SAT

Campo Atribuição
Botão habilitar NFCe / SAT: Botão habilita/desabilita campos para a configuração do ambiente.
Ambiente Exibe o ambiente em que NFCe / SAT está sendo executado.

Homologação: ambiente de teste, para parametrização da comunicação.

Produção: ambiente de funcionamento real de comunicação.

Natureza de Operação Operação fiscal padrão para a empresa. Esta informação é enviada no arquivo para SEFAZ.
Sequência de Autorização Sequência de autorização NFCe/SAT.
Impressora Padrão Impressora térmica a ser considerada.
Logomarca NFCe/SAT (Impressão 100 x 100) Imagem do logotipo da empresa que vai ser impresso no cupom. Deverá ter o tamanho de 100 x 100 pixels.
Servidor de Retaguarda Ip onde está instalado o Agent INVENTTI.

A instalação do Agent INVENTTI é local, então poderá ser o ip da própria máquina,

Host\IP

Porta

SAT Código de assinatura informado pelo SEFAZ no momento da instalação.
Caminho DLL Localização da DLL INVENTTI.
Código de Ativação Será informado pela SEFAZ durante a instalação.
Versão Dados de Entrada Gera um arquivo local (pasta da INVENTTI) para a monitoração de erros.
Extração Log Extraindo um log é possível localizar possíveis erro no sistema.
Atualizar (Software SAT) Quando houver alguma atualização no Software SAT, esta poderá ser efetuada através desse botão.

2.2 Abertura de caixa

Para realizar as vendas no dia é necessário realizar a abertura de caixa. Sendo que para abrir o caixa, é necessário que o usuário informe qual será o valor inicial do caixa que está sendo aberto.

Campos: Abertura de Caixa

Campo Atribuição
Empresa Código da empresa responsável pelo ponto de Venda.
Razão Social Razão Social da empresa.
Nome Fantasia Nome Fantasia da empresa.
Número do Caixa Número do caixa informado no momento da configuração.
Usuário Usuário logado no sistema e vinculado no módulo ADS do Everest.
Situação do Caixa Exibe a informação se o caixa está aberto ou fechado.
Valor do Caixa Campo onde o usuário informa o valor que irá iniciar o caixa.

2.3 Venda

Uma vez que o sistema esteja configurado e o usuário esteja com o caixa aberto é possível realizar as Vendas. O sistema irá apresentar o formulário de inclusão das Vendas, com os campos relacionados a Empresa, Valor Total da Venda, Pedido e Produtos vinculados a venda.

Os itens que serão carregados na tela de Venda, são os mesmos que foram cadastrados na tabela de preço informada na tela de configuração.

Campos: Venda

Campo Atribuição
Código da Empresa Código da empresa responsável pelo ponto de Venda. Campo não permite alteração do usuário.
Fantasia Nome Fantasia da empresa. Campo não permite alteração do usuário.
CNPJ/ CPF CNPJ da empresa responsável pelo ponto de Venda. Campo não permite alteração do usuário.
Razão Social Razão Social da empresa. Campo não permite alteração do usuário.
Valor Total Venda Soma de todos os itens informados na venda. Campo não permite alteração do usuário.
Pedido Caso tenha algum pedido feito pelo EVEREST, informando o número do pedido nesse campo, o sistema irá importar os dados do pedido.
Código do usuário de encerramento da Venda O campo já virá preenchido caso durante a configuração inicial no VEX, a flag (Usuário de encerramento na venda) estiver desmarcada. Caso a flag esteja marcado então o usuário terá que obrigatoriamente informar o Usuário de Encerramento da Venda.
Descrição do usuário de encerramento da Venda O campo já virá preenchido caso durante a configuração inicial no VEX, a flag (Usuário de encerramento na venda) estiver desmarcada. Caso a flag esteja marcado então o usuário terá que obrigatoriamente informar o Usuário de Encerramento da Venda.
Código do produto Código do produto cadastrado no EVEREST
Descrição do produto Descrição do produto cadastrado no EVEREST
Unidade do produto Campo informativo – mais informações sobre o item (Caixa, pacote)
Quantidade do produto Quantidade de itens consumidos/ solicitados.
Valor unitário do produto Valor do item por unidade. Campo não permite alteração do usuário. Será retornado o valor cadastrado na tabela de venda configurada para ser utilizada no VEX.
Valor total do produto Soma total dos itens para a Venda. Campo não permite alteração do usuário. O valor Total será composto pela quantidade do produto X valor Unitário.

 2.4 Fechamento da Venda

Após o preenchimento de todos os campos pertinentes à venda, o sistema irá habilitar o botão

“Fechamento”. Ao clicar neste botão o sistema habilita a tela “Fechamento da Venda”, onde deverão ser informados os dados do cliente (opcional), os valores e formas de pagamento por ele escolhidos.

Campos: Fechamento de Venda

Campo Atribuição
Código da Empresa Código da empresa responsável pelo ponto de Venda. Campo não permite alteração do usuário.
Razão Social Razão Social da empresa. Campo não permite alteração do usuário.
Fantasia Nome Fantasia da empresa. Campo não permite alteração do usuário.
Login do usuário Usuário logado no sistema e vinculado no módulo ADS do EVEREST. Campo não permite alteração do usuário.
Data do fechamento Data de fechamento da venda.
Hora do Fechamento Hora de fechamento da venda.
CNPJ/CPF do cliente CNPJ / CPF do cliente. Ao informar um CNPJ/CPF de um cliente que esteja previamente cadastrado no EVEREST, o sistema irá preencher automaticamente os campos pertinentes a esse cadastro.
Nome / Razão Social Nome / Razão Social do Cliente.
Fantasia do cliente Nome fantasia do cliente (Somente para Clientes PJ).
Email do cliente Endereço de email.
Valor dos produtos Valor total da venda.
Percentual de desconto Percentual de desconto a ser concedido ao cliente. Ao informar um percentual de desconto o sistema irá preencher automaticamente o campo valor do desconto.
Valor do desconto Valor de Desconto concedido ao cliente (calculo realizado sobre o percentual de desconto aplicado ao valor dos produtos.). O usuário poderá informar o valor do desconto sem precisar informar o percentual.
Valor de acréscimo Valor de acréscimo ao valor dos produtos (destinado para empresas que descontem do cliente 10% do garçom)
Valor a receber Valor fechado da Venda com os acréscimos e descontos informados anteriormente
Valor em dinheiro Valor do pagamento recebido em Dinheiro
Valor em cheque Valor do pagamento recebido em Cheque
Valor em Voucher Valor do pagamento recebido em Voucher
Recebimento Cartão Preenchimento do valor recebido em cartão, deverá ser preenchido ao lado da bandeira do cartão.
Valor do troco Valor de troco ao ser pago ao cliente.

2.5 Fechar Caixa

Neste formulário é possível realizar o fechamento do caixa. Sendo que, ao final do dia é importante que o usuário realize esse fechamento.

Campos: Fechamento de caixa

Campo Atribuição
Código da Empresa Código da empresa responsável pelo ponto de Venda. Campo não permite alteração do usuário.
Razão Social Razão Social da empresa. Campo não permite alteração do usuário.
Fantasia Nome Fantasia da empresa. Campo não permite alteração do usuário.
Número de caixa Número do caixa informado no momento da configuração. Campo não permite alteração do usuário.
Usuário Usuário logado no sistema e vinculado no módulo ADS do EVEREST. Campo não permite alteração do usuário.
Data da Abertura Data e Hora da abertura do caixa.
Data de Fechamento Data e Hora do fechamento do caixa.
Valor inicial de caixa Valor informado na abertura do caixa.
Valor total da venda Valor de todas as vendas realizadas durante o dia.
Valor total de troco Valor de troco de todas as vendas realizadas durante o dia.
Valor total do Caixa Valor de toda a movimentação do caixa (calculo realizado sobre o Valor Inicial de Caixa + Valor Total de Vendas – Valor Total de Troco)

2.5 Cancelar Venda

Neste formulário é possível realizar o Cancelamento de uma venda. Esse cancelamento também será realizado na SEFAZ.

Campos: Cancelar Venda

Campo Atribuição
Chave de Acesso Chave de acesso gerada na NFC-e
Motivo do Cancelamento Campo descritivo, onde será informado o motivo do cancelamento da venda.

2.6 Sincronizar

Neste formulário é possível realizar a sincronização manual de dados entre o Venda Expressa e o EVEREST. Ao realizar a sincronização, o sistema irá verificar se foram incluídos novos itens na tabela de preços, se foi alterado algum valor de item e em caso positivo irá realizar a atualização dos dados no Venda Expressa.

Ao selecionar a opção “Sincronizar” o sistema apresenta a mensagem de confirmação:

Em caso afirmativo o sistema será encerrado para sincronização manual dos dados.

Tags