Monitor de Integração

Esse manual apresenta as configurações necessárias para a integração com PDV’s e a tela de transação do monitor de lojas no MLO (Monitor de Lojas).

Destina-se a equipe técnica da ACOM Sistemas para compreensão do processo de integração de seus registros no Banco de Dados EVEREST.

MLO

MLO trata-se de um programa de monitoramento dos processamentos dos arquivos de transações das lojas , apontando os erros de processamento, a falta de importação e os arquivos processados e que se apresentam integrados com Sistema EVEREST.

O MLO não precisa necessariamente ser executado através do MEU.exe, pode ser criado um atalho direto para o executável. (MLO.exe).

1.0 Processo de Configuração MLO

1.1 Impressoras de Cupom (MLO | Cadastro | Impressoras de Cupom)

Formulário onde são registradas as configurações das impressoras dos cupons fiscais, quando a empresa apresenta integração com serviço cupom.

Configuração de Impressoras

Campo Atribuição
Empresa Empresa onde está sendo configurada a impressora de cupom fiscal.
Impressora Código da impressora de cupom fiscal.
Descrição Descrição da impressora de cupom fiscal.
Num. Terminal Número do terminal onde está conectada a impressora de cupom fiscal.
Verificar Papel ao Imprimir Verificar se a impressora apresenta papel antes de iniciar impressão de cupom.
Modelo do Equip. Modelo da impressora.
Série do Equipamento Série da impressora.
Nr. Caixa Número do caixa conectado a impressora.

1.2 Calendário (MLO|Cadastro|Calendário)

Formulário onde é configurado o calendário da apresentação das transações dos movimentos das lojas. A abertura do calendário é baseada em um intervalo de meses e anos, sendo assim, possível configurar o calendário anual MLO. Selecionando empresa, o “Mês Inicial” e o “Mês Final”, o “Ano Inicial” e o “Ano Final” e clicando no botão “Gerar”, o sistema habilita o calendário dos serviços de integração no monitor MLO. Sem que o calendário do MLO esteja gerado, não serão apresentados os arquivos de integração no Monitor do MLO.

A partir da opção “Gerar Calendário Fechado” é possível fechar o calendário dos dias apresentados no intervalo Mês e Ano Inicial e Final. Os arquivos de integração desses dias não serão apresentados no monitor MLO.

1.3 Configuração MLO (MLO|Cadastro|Configuração MLO)

Formulário onde serão registradas as configurações do MLO. Nestas configurações devem ser informados os parâmetros que serão utilizados, nos lançamentos no Sistema EVEREST, após processados os arquivos de integração. A configuração deve ser realizada para cada empresa que irá utilizar o integrador. A necessidade de preenchimento dos campos é validado conforme o tipo de integração utilizado pela empresa.

Configuração MLO

Campo Atribuição
Empresa Empresa onde está sendo configurado o monitor MLO.
Depósito Depósito onde será registrada a integração das movimentações de baixa de estoque.
Tipo do Movimento Tipo de movimento utilizado para a integração de baixa de estoque.
Conta Caixa Conta caixa onde serão registrados os lançamentos de movimentações financeiras.
Plano de Caixa Plano gerencial utilizado para os lançamentos financeiros no caixa.
C. Caixa Troco Conta caixa onde serão registrados os lançamentos de movimentações financeiras de valores de troco.
Conta Banco Banco serão registrados os lançamentos bancários dos movimentos financeiros.
Portador Código do portador padrão dos lançamentos de banco.
Pl. Resultado Plano de resultado padrão utilizado nos registros de geração dos títulos.
Pl. Gerencial Plano gerencial padrão utilizado nos registros de geração dos títulos.
Serie Titulo Serie utilizada nos registros de geração de títulos no Everest.
Operação de Lançamento Parâmetros que informam a operação de inclusão dos movimentos no Sistema EVEREST.

Quando realizado recebimento em dinheiro: será utilizada a operação Caixa , de crédito.
Quando realizado recebimento de troco, exemplo, os 10% taxa dos garçons, será registrada uma movimentação direto pelo caixa.

Quando realizado recebimento cartão de crédito: sistema dará origem a um título a receber contra a operadora de cartão de crédito, utilizando a operação financeira conforme campo: Cartão.

Ex:Cartão  operação: 100 –Inclusão de títulos . Forma de lançamento = CCR.

Forma de Lançamento Parâmetros que informam a operação de inclusão dos movimentos no Sistema EVEREST.

Quando realizado recebimento em dinheiro ou troco: será utilizada a forma de lançamento do Caixa = DIN, conforme campos: Dinheiro e Troco.

Quando realizado recebimento cartão de crédito: sistema dará origem a um título a receber contra a operadora de cartão de crédito, utilizando a forma de lançamento= CCR, conforme campo: Cartão.

Usuário Código do usuário utilizado nas gravações de movimentações do integrador.
Tempo do Monitor Tempo, em minutos, utilizado para atualizar o monitor do MLO ,automaticamente, quando o mesmo estiver aberto.
Impressora Impressora fiscal, padrão para integração dos movimentos de cupom.
Supervisor Usuário utilizado nos registros na integração dos movimentos do cupom.
Validar Item Por É a forma de integração dos movimentos do estoque e funciona da seguinte forma:

Item: O código do item apresentado no arquivo deve ser igual ao código de item do Everest.

Código de Barras: O código de item apresentado no arquivo deve estar cadastrado na tabela de códigos de barras do Everest.

Código de Vendas: O código apresentado no arquivo deve estar vinculado ao código do item do Everest.

Integrar Financeiro Por GXS: Os títulos são gerados em base ao arquivo de resumo financeiro. CNAB: Não gera titulo no Everest, grava as vendas diretamente na tela de conciliação de cartão de credito. Após a conciliação gera-se o título.

NOX: Quando selecionado os títulos, são gerados através do arquivo de cupom.

Outros: OUTROS: Não implementado.

1.4 Altera Empresa (MLO|Cadastro|Altera Empresa)

Formulário onde a Empresa Padrão é alterada permitindo utilizar as configurações da empresa alterada.

2.0 Monitor

2.1 Monitor (MLO|Monitor|Monitor de Transação de Lojas)

Ao acessar o monitor MLO, serão apresentados os registros das transações das lojas importados dos arquivos do cliente (Estoque/Financeiro, Conciliação de Cartão de Crédito, Conciliação do Extrato Bancário, Conciliação DDA, Conciliação SEP, Conciliação Fiscal), devidamente tratadas, para o servidor de integração, no datacenter da ACOM Sistemas.

Todas as abas são apresentadas, independente do serviço licenciado. Caso a empresa não esteja licenciada, a aba não apresentará arquivos de integração.

Na grade do formulário serão apresentados os CNPJ´s informados no processo de licença do CNPJ do ACOM Service Remoto.

Lembrando-se que, conforme apresentado no manual de integração do PDV:

1 Quando cliente apresentar registro de mais de um CNPJ para mesmo cliente, será criada uma pasta para cada CNPJ em: C:\Integra\Nome do Cliente\CNPJ.

2 Cada loja apresenta em uma máquina local um programa chamado: ACOM Remoto. Este programa é responsável pela transferência dos arquivos localmente do cliente (Financeiro, Vendas, Cupom e Fiscal), para servidor de integração no datacenter ACOM (integra), enviando os arquivos de integração para pasta raiz de cada serviço licenciado do cliente. Estes arquivos tratados são disponibilizados nas pastas dos clientes dentro do servidor integra: C:\Integra\Cliente\CNPJ\Serviços Licenciados.

Exemplo:

Os arquivos importados para o datacenter ACOM (integra) e armazenados em C:\Integra\Nome do Cliente\CNPJ\Serviços Licenciados, serão processados pelo programa ACOM Service Remoto¹, que lê o arquivo txt e os converte em registros em dados das tabelas do banco de dados do cliente no BD dbprod (produção).

¹ACOM Service Remoto é responsável por importar no banco de dados os arquivos de integração tratados.

Caso a importação seja concluída com sucesso, após o processamento, os arquivos são removidos da pasta raiz ‘C:\Integra\ Nome do Cliente\CNPJ\Serviços Licenciados’ para pasta ‘C:\Integra\ Nome do Cliente\CNPJ\Serviços Licenciados\Processado)’

Filtros da tela monitor

Campo Atribuição
Empresa Empresa onde está sendo gerado o monitor de transação de lojas.
Data Data Inicial e Data Final dos movimentos a serem considerados na execução. O sistema irá considerar os registros onde a data inicial = data informada e data final = data final -1 (considerando todas as movimentações até a data final -1).

Exemplo: 01/07/2014 a 11/07/2014. Sistema considerará as movimentações das lojas no intervalo (01/07/2014 a 10/07/2014).

Obs. Todos os arquivos que apresentarem erros serão apresentados, independente da data de movimentação. (Exemplo: falha no arquivo)

Status do Arquivo
 Arquivo Não Recebido Não ocorreu a transferência dos arquivos locais do cliente (Estoque/Financeiro, Conciliação de Cartão de Crédito, Conciliação do Extrato Bancário, Conciliação DDA, Conciliação SEP, Conciliação Fiscal) para o servidor de integração no datacenter da ACOM.
 Arquivo com Erros Os arquivos de integração apresentam algum erro. Exemplo: Item sem valor de custo.

Não foi importado para EVEREST até o momento.

Obs. Quando apresentar o erro ‘Configuração para importação não cadastrada’, quer dizer que a configuração do MLO para o CNPJ deve ser efetuada.

 Aguardando Processamento Arquivos validados e processados, que não apresentam erros.
 Arquivo Processado Arquivos que já foram processados pelo ACOM Service Remoto, que lê o arquivo txt e os converte em registros em tabelas do banco de dados do cliente no banco de dados dbprod (produção). Arquivos de integração processado. Já foi importado para sistema EVEREST e este arquivo é descartado.
 Arquivo fora de Layout Os arquivos apresentados para a importação estão fora do layout necessário.

Ao informar os filtros que deseja e acionar a opção Executar, o sistema irá preencher a grid. O monitor apresentará na grid, de forma consolidada, todos os CNPJ´s do cliente.

Grid de Resultados

Campo Atribuição
Sel Componente que permite a seleção do registro.
Fantasia Nome Fantasia da empresa.
Data do Movimento Data do arquivo de integração da loja.
Vendas/Financeiro/cupom Serviço licenciado para o CNPJ, apresentando seu status.
Link Apresentam os registros dos arquivos “ini” que contém a informação da última verificação e se foi ou não importado algum arquivo.

Exemplo do arquivo da pasta de controle:

Data=28/02/2014 14:00:00

ArquivoEnviado=0

Quando for importado algum arquivo, será atribuído em “ArquivoEnviado” o valor =1

Obs. Se dada do link < data do dia, essa informação será apresentada em vermelho.

Sinalizador para avisar que o serviço local não esta enviando arquivos para ACOM.

Imp. Prevista A data e hora da próxima execução prevista, onde os arquivos com status ‘Arquivo Processado’, disponíveis no banco de dados ClientePos serão importados para a base de dados do cliente. Para isso é executado um Job na base do cliente, onde o tempo de execução é configurado na hora de criação do job. Este JOB, acessa as tabelas do banco de dados POS e grava esses registros no banco de dados do Everest.

Opções do Formulário

Campo Atribuição
A partir do botão executar são listados os movimentos na grid.
A partir do botão Detalhes são apresentados detalhes do arquivo. Mesma funcionalidade que o duplo clique em uma linha da grade do formulário.
A partir do botão Validar serão reprocessados os arquivos após correção dos mesmos.

 

 

Tags