Onde cancelar uma nota emitida?

Onde cancelar uma nota emitida?

O processo de cancelamento de uma nota fiscal no EVEREST, possui dois cenários distintos: 

1º – Cancelamento de Nota Rejeitada: uma nota fiscal rejeitada pela SEFAZ quando cancelada, será removida do sistema e então seu número será disponibilizado novamente para uso na próxima nota faturada com a mesma série fiscal. A pré-nota que deu origem a essa nota, será reativada nas quantidades referentes a nota cancelada e isso, para possibilitar o faturamento dessa nota novamente, após a correção dos erros que levaram a sua rejeição.

2º – Cancelamento de Nota Fiscal Autorizada: no cancelamento de uma nota fiscal autorizada, os títulos referentes a esta nota serão estornados, a contabilização será desfeita e a movimentação de estoque será revertida. Ainda, mediante confirmação do usuário, a pré-nota poderá ou não ser reativada nas quantidades referentes a nota. Para se cancelar uma nota fiscal autorizada, algumas regras deverão ser respeitadas:

  • os títulos não deverão ter movimentações ativas, qualquer movimentação nos títulos, deverão ser estornadas antes do cancelamento.
  • o mês contábil deverá estar aberto e a transação contábil gerada pela nota fiscal, não deverá estar inclusa em nenhum lote contábil. Se esse for o caso, antes do cancelamento, deve-se excluir o lote contábil que contém a transação da nota.

Passo a passo:

Ir em dfi-everest3.0

Acessar o menu Lançamentos e a opção Manutenção de Notas Emitidas:

manut. notas emitidas

Selecionar a nota autorizada ou rejeitada, na aba Consulta:

nota aut

E na aba Detalhes, clicar no botão ALT SITUAÇÃO

Então, é preciso colocar a sua Justificativa de Cancelamento e salvar.

justif

Ao salvar, a seguinte caixa de diálogo vai aparecer:

PRE-NOTA

Se clicar na opção Sim, a pré-nota será reativada no EVEREST e se clicar em Não, ela não será reativada.

Em ambas as opções, outra caixa de diálogo vai aparecer:

solic cancelamento

Quando a SEFAZ confirmar o cancelamento, os títulos referentes a ela serão estornados, a contabilização será desfeita e a movimentação do estoque será revertida, além de que a pré-nota será reativada, caso essa opção tenha sido selecionada.